Pentecostes: a descida do Espírito Santo

Pentecostes: a descida do Espírito Santo

Originado em uma antiga tradição hebraica, o Pentecostes é celebrado entre os cristãos como o momento em que os apóstolos de Jesus Cristo recebem pela primeira vez o Espírito Santo, que confirma a existência do Filho de Deus.

A data é uma das mais importantes do Calendário Litúrgico Cristão, assim como a Páscoa e o Natal. O Pentecostes também é considerado como o início da Igreja.

Narrada em Atos 2, a descida do Espírito Santo é a confirmação da presença de Deus entre os homens, cinquenta dias após a Ressurreição de Cristo.

“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (João 14,16-17).

O Pentecostes confirma a promessa de Jesus de que não deixaria seus apóstolos sozinhos, além de fazer valer outras profecias presentes no Antigo Testamento. Comprova a realidade do pecado, do juízo final e do julgamento divino.

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo” (João 16,8).

“Da verdade de Cristo aos corações dos salvos – O Espírito testifica ao nosso coração hoje que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que somos filhos de Deus” (Romanos 8,16).

O Espírito Santo é derramado sobre os apóstolos

Como está escrito no Livros dos Atos dos Apóstolos, no dia de Pentecostes estavam todos os seguidores que acompanhavam Jesus reunidos num mesmo lugar quando, repentinamente, um forte som veio do céu, tal qual um vento arrebatador e tomou todo o ambiente onde estavam sentados.

“E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos dos Apóstolos 2,1-4).

O que está escrito em Atos sobre a descida do Espírito Santo nos apóstolos de Jesus está repleto de simbolismos. Um deles trata justamente das “línguas de fogo”, que remetem à pregação de João Batista:

“Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo…” (Mateus 3,11).

Significado e origem

A palavra “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, cujo significado é “quinquagésimo”, numa alusão clara aos cinquenta dias após a ressurreição.

Pentecostes era uma festa da antiga tradição hebraica, chamada de Shavuoth, ou seja “Semanas”. Durante a comemoração, os judeus festejavam e agradeciam a colheita realizada cinquenta dias após o Pesah, a celebração da Páscoa. Outra diferença entre o Pentecostes judeu é que ele durava sete dias.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Lara
    Preciso entender o propósito de Deus
  • Silvia Oliveira
    Missa linda e emocionante a de domingo de Pentecostes. Viva Jesus!
  • ANTONIO INOCENCIO DA SILVA SOARES
    É muito bom

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.