Ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos precisam fazer parte do nosso cotidiano. Às vezes, buscamos por uma prática que seja diferente daquelas mais conhecidas. Ao procurar por alternativas, encontramos o pilates, exercício que tem se popularizado cada vez mais, uma excelente atividade física, recomendada para praticamente todas as idades. Conversamos com a fisioterapeuta Danielle Ines da Silva Sewo para conhecer mais sobre o pilates. Confira!
O pilates é uma técnica de exercício físico criada por Joseph Pilates, que consiste em exercícios funcionais que trabalham vários grupos musculares no mesmo movimento, associados a um trabalho de mente. Os movimentos requerem bastante concentração e uso da técnica correta. Por isso, é importante a orientação de um profissional. A aula de pilates pode ser ministrada por fisioterapeuta, educador físico e enfermeiro.
A fisioterapeuta Danielle Sewo afirmou que o pilates possui várias modalidades, que incluem o original, contemporâneo, funcional, aéreo, power pilates e neo pilates. Conforme o objetivo do aluno, a modalidade pode, inclusive, substituir os treinos de musculação.
“O treino de pilates faz um bom fortalecimento muscular. Conseguimos sim substituir a musculação por pilates quando o benefício é fortalecimento muscular e não hipertrofia muscular. Para esse caso, é necessário mais carga e só conseguimos isso com musculação”, esclarece.
Quem aí está 100% satisfeito com a imagem refletida no espelho? Deixando de lado as armadilhas das exigências e padronizações impostas pela sociedade, com o foco na própria imagem, é o emagrecimento que leva muitas pessoas à realização de atividade física, seja por questões médicas, seja para se sentir melhor consigo mesmas.
A fisioterapeuta Danielle Sewo afirmou que o pilates causa uma perda calórica além de ganho de massa muscular. Aumenta o nosso metabolismo e, consequentemente, auxilia na perda de peso. Mas ela destaca:
“Porém, quando o paciente nos procura para perda de peso especificamente, aconselhamos aliar a técnica com caminhada longa, acima de 30 minutos, para potencializar o nosso objetivo”, explicou.
O core consiste numa região integrada por músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. É considerado o centro de gravidade do nosso corpo. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar. É uma região muito importante para a boa manutenção da postura.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.