“Pode varrer a casa na Semana Santa”? Tradições só não devem afastar da mensagem central

“Pode varrer a casa na Semana Santa”? Tradições só não devem afastar da mensagem central

A Semana Santa, uma das celebrações mais importantes para os católicos, mobiliza fiéis em todo o mundo, com orações, muita devoção e tradições simbólicas. Algumas delas tratam de renúncias, bem característica do período. Mas o que de fato a Igreja recomenda?

Em um vídeo postado nas redes sociais, a restaurateur Camila Mariano perguntou ao staff do restaurante quais práticas as suas famílias realizavam. Além do não consumo de carne vermelha, álcool e doces, respostas como “não varrer a casa” e “não sair para qualquer lugar além da Igreja”. Esses comportamentos são comuns em muitos lares católicos Brasil afora.

Tradições populares da Semana Santa

A professora aposentada Eunícia Ginani lembra das orientações dos mais velhos: “nada pode ser feito na Sexta-feira Santa”. No nada, estão inclusas afazeres básicos como: tomar banho, pentear os cabelos e cortar as unhas, além de limpar a casa e dos jejuns. No Sábado de Aleluia, conta ela, todos se reuniam na praça para malhar o Judas.

Para Padre Antônio Cruz, cristãos não devem esquecer o costume mais importante de todos durante a Semana Santa: refletir sobre a importância do sacrifício de Cristo pela humanidade.

“Este período é para a gente pensar a vida, ser solidário com quem está sofrendo e se aproximar de Deus”, defende ele.

Malhar o Judas

De acordo com a Bíblia, Judas foi o responsável por entregar Jesus aos soldados que o levaram para ser crucificado. O apóstolo indicou o filho de Deus com um beijo no rosto e recebeu pela traição um pagamento de 30 moedas. A tradição de malhar o Judas, presente em todo o país, foi trazida pelos espanhóis e portugueses não só para o Brasil, mas também para a América Latina.

Varrer a casa e não tomar banho

Alguns fiéis, de fato, não varrem a casa durante esse período. O motivo apurado pelo IDe+ é o mais simples possível: o simples fato de as pessoas não se preocuparem em varrer a casa em um dia de velório, por exemplo, quando a dedicação é apenas ao luto.

O mesmo acontece em relação aos banhos. Costume obrigatório para alguns católicos durante a Semana Santa. De acordo com o que foi possível apurar, o motivo de não tomar banho é o mesmo para não varrer a casa, ou seja, uma atitude de luto. As pessoas não querem se preocupar com nada além do próprio sentimento de tristeza.

Não ingerir carne e álcool

Para a Igreja Católica, a Semana Santa é um período de reflexão no qual os católicos devem pensar em Cristo e se dedicar ao jejum. Esse jejum não se restringe apenas a comida, como carnes e doces, podendo ir muito além. Há quem defenda o jejum de televisão, internet ou qualquer atividade que possa distrair o fiel. Padre Reginaldo Manzotti já escreveu sobre o jejum que verdadeiramente agrada a Deus.

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que o jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

Conforme as Escrituras Sagradas, o jejum e a abstinência são provas de conversão. O povo no tempo de Cristo jejuava sobretudo na festa da expiação. Porém, há inúmeras outras passagens bíblicas que lembram o jejum, tendo inclusive o próprio Jesus como um adepto, pelo simples fato de quem se abstém da carne está dando um sinal de que quer se afastar do pecado.

Ou seja, alguns hábitos podem varias de acordo com as famílias e seus costumes, mas o que sempre deve existir é o reconhecimento do sacrifício de Jesus, que venceu a morte. A Igreja recomenda que, nesse período, os fiéis aceitem o chamado a intensificar práticas essenciais da vida cristã: a oração, jejum e caridade.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ivonete
    Muito bom mesmo, já respeitava algumas dessas coisas, como não varrer a casa , pentear os cabelos, não comer carne , minha mãezinha hj no céu,nos ensinou respeitar, cresci e hj contínuo respeitando, muito bom ter lido essa leitura 🙏
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelos ensinamentos equipe abençoada
  • Marileny
    Muito bom bem explicado . gostaria de tira uma pequena dúvida sobre o jejum
  • JOSEANE JOSEFA TAVARES
    Também aprendi dos meus avós que não se deve varrer casa....
  • Mariza da Silva Andrade
    Muito importante, eu não varro casa, tomo banho sim, não ingiro bebidas alcoólica. Sigo a tradução dos mais velhos, vou vivenciar os momentos da semana da santa na igreja.
  • Raquel Monteiro carvalho
    Muito bom
  • Ivoneide Galdino da Silva
    Muito satisfatório
  • Elias Alexandre de Souza
    Acho ridículo ver os nossos pacientes que estiverem internados nas enfermarias na sexta-feira santa, não vamos poder dá banho neles por conta de uma tradição católica? 🤔🤔🤔🤔
  • Rosa
    Gostei algumas prática descritas nestes conteúdos sao iguais os de minha família. E interessante passar para a juventude de hoje.
  • Maria Da Cruz Teles
    Explicações maravilhosa, neste ano consegui entender e viver o sofrimento de Jesus. Obrigada o Padre Reginaldo Manzotti e o Padre Antônio Cruz por nos fornecer tantas informações reflexivas, e assim fazer um Semana Santa com todo respeito e amor pela dor de Nosso SenhorJesus Cristo e Nossa Senhora sua e nossa Mãe.
  • Maria Eduarda da Cruz Almeida
    Bem, criatividade religiosa
  • Marcia santos
    Muito bom mesmo os comentarios eu achei lindos .jesus em primeiro lugar semana santa tudo de bom
  • Tereza Pinheiro da Silva
    Achei muito bom e muito bem explicado para q os católicos não se distanci de seus costu mes
  • Katia
    Quando criança, com a minha avó, os habitos eram bem rigidos. Com minha mãe pouco mais leve. No radio só se fosse musica catolica. Ela fazia canjica para nós que era para não ficar no fogão. A materia maravilhosa fez -me lembrar dos bons tempos.
  • Cynthia Justiniano Dos Reis
    Muito satisfatório, EU faço foi assim que aprendi desde criança. Mas há críticas que não me importo. Fico triste ao ver as pessoas descomprimir o que deve ser feito. AMÉM.
  • Edy Mary
    É muito importante saber o porque dos hábitos. Muito obrigada.
  • Werner Rehder
    Interessante Não desviar a atenção do sacrifiio que Jesus fez por nós
  • Sabino Fragata gatinho
    Temos que ser reais
  • Josefa Joseli Gonçalves Torquato
    Gostei dessas explicações porque agente aqui na minha casa nos continuamos com os costumes dos nossos pais, na verdade são esses mesmos.
  • Josefa Joseli Gonçalves Torquato
    Gostei dessas explicações porque agente aqui na minha casa nos continuamos com os costumes dos nossos pais, na verdade são esses mesmos.
  • Sabino Fragata gatinho
    Não tenho ainda boa experiência profissional nisso
  • Samira youssif ABOU ALI
    E achei muito boa informação varrer a casa eu não faço mais ficar sem tomar banho e difícil. E nenhem como carne vermelha .
  • Andreia Gomes da Silva
    Achei muito importante é maravilhoso. Muito obrigado padre Reginaldo manzotti
  • NATALIA SANTOS DE ANDRADE
    Excelente esclarecimentos!
  • Adriana de souza Silva
    Eu achei ótimo!!!
  • Terezinha Alves de Lima escorcio
    Amei 😍 temos que rezar
  • Terezinha Alves de Lima escorcio
    Amei 😍
  • Neilton OLIVEIRA DE SOUZA.
    Temos que rezar muito pelo mundo todo.🙌🏼
  • Edileuza Rodrigues
    Muito bom para minha vida espiritual obrigado senhor por colocar anjos na minha vida 🙏🔥
  • Tatyana Casarino
    Aqui essas tradições ocorrem só na sexta-feira santa mesmo. Não sabia que valeriam por toda a semana. Os hábitos de higiene pessoal e limpeza da casa seguem os mesmos, minha avó diz que só se evita lavar a cabeça e varrer a casa na sexta santa. É uma semana que evitamos vaidades e diversões. Na sexta, ninguém ouve músicas alegres nem come carne. Não consigo ficar sem músicas. Então, ouço músicas religiosas tristes.
  • Regina Maria de sousa
    Conteúdo de grande importância. Na minha infância aprende mais dessa forma que não podíamos varrer casa, nem tomar banho , mas não sabíamos o por quê. Agora estamos sabendo.
  • Afonsineide Cruz
    Muito válido. Obrigada.
  • Maria Angélica Caldas
    Eu achei muito interessante porque fala sobre a vida de Jesus Cristo que morreu na cruz por nós e na sexta feira santa não e hora de ficar comendo churrasco nem ficar bebendo bebida alcoólica e ficar festando sim ficar em jejum por Jesus no seu dia que deve ser respeitado como semana santa nem comércio nenhum deveria se abrir e respeitar mais os feriados santo por isso que o mundo está sempre acontecendo muita coisas porque hoje em dia ninguém respeita mais nada por isso esses vírus as enchentes desastre muita gente morrendo é etc.Essa e a minha opinião.Antigamente o povo respeitava mais as semanas santa hoje em dia não respeitam só pensam em ci mesmo é o que penso.
  • Maria José Pereira
    Bom dia! Achei muito importante. Na minha infância era assim. Hoje ninguém sabe mais o que significa, até quem viveu esqueceu ou que não é necessário praticar mais. Importante esse esclarecimento. Uma pergunta: Na sexta-feira depois da morte de Cristo, já pode tomar banho e varrer casa? 🙏
  • Margarida Maria Alacock Rodrigues
    Padre me passou um filme com minha AVÓ E MINHA MÃE TUDO ISSO E BEM REAL.HOJE NAO TEM MAIS ISSO FOI MUITO VALIOSO ESTA RETROSPECTIVA.DA NOSSA IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA.OBG DEUS O ABENCOE...

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.