“Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10,45)

“Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10,45)

A frase de Jesus no Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículo 45, é uma das mais fortes e centrais do Novo Testamento. O próprio Cristo revela o sentido de Sua missão: não buscar honra, mas se entregar em serviço e amor pelos outros. A partir desse versículo, é possível compreender quem é Jesus e o que significa segui-lo.

O Evangelho de Marcos é o mais conciso entre os quatro canônicos. Seu foco está na identidade e missão de Jesus como o Messias Servo. A entrega da vida do Senhor é apresentada como um “resgate por muitos”, linguagem que remete à libertação do povo no Êxodo e à figura do servo sofredor descrito em Isaías.

É o ápice da revelação sobre a identidade e a missão de Jesus: ele é o Filho do Homem que veio para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. A missão de Jesus é a doação, a humildade e a salvação universal.

Ao longo do Evangelho, Jesus forma seus discípulos em meio ao caminho. A pedagogia do Mestre consiste em caminhar com eles, apresentar os valores do Reino em oposição aos valores do mundo. Como explica Neuza Silveira de Souza, da Comissão Arquidiocesana Bíblico-catequética de Belo Horizonte, “Marcos quer ajudar as comunidades a encontrar o caminho do seguimento. Ao ensinar, traz um jeito novo de contar as histórias de Jesus para que as comunidades possam se descobrir nelas como ser discípulos do Senhor”.

Conforme o mesmo texto publicado no site da Arquidiocese de Belo Horizonte, O Evangelho mostra a força e a importância do chamado ao discipulado. Essa perspectiva o torna especialmente atual, pois desafia os cristãos a viverem hoje o discipulado com autenticidade.

O chamado ao seguimento aparece desde o início do Evangelho (Mc 1,16-20) e se prolonga até o final (Mc 16,7-15). Seguir Jesus é abraçar um projeto de vida que confronta as lógicas do poder e da dominação. Em Marcos 8,35 está escrito:

“Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e da Boa Notícia, vai salvá-la”.

Sobre servir

No episódio imediatamente anterior à passagem bíblica do capítulo 10, versículo 45, os discípulos Tiago e João pedem lugares de destaque ao lado de Jesus em sua glória. A resposta de Cristo desconstrói completamente suas expectativas: a grandeza no Reino de Deus está no serviço e não no domínio.

Esse ensinamento conclui sobre a humildade e antecipa o significado da Paixão. A cruz não será um acidente no caminho de Jesus. Será a expressão máxima de seu serviço amoroso. Ele se faz servo por amor — e é nesse amor até o fim que revela a face de Deus.

O texto de Neuza Silveira de Souza reforça que “Jesus chamava a atenção não para o status social, mas para o serviço”. Ele ensinava que sua missão – e a de seus discípulos – era lutar contra o mal, curar, restaurar a dignidade das pessoas, com base na compaixão e na fé.

A formação dada pelo Senhor acontece por meio do ensino e também pelo exemplo. Jesus vive aquilo que anuncia: fala sobre o serviço e se entrega por inteiro — por amor. Sua vida é coerente do início ao fim.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.