As virtudes são forças interiores que impulsionam ao bem e afastam do mal. São disposições que orientam a viver corretamente, alinhados à vontade divina. Santo Tomás de Aquino as define como qualidades da alma que permitem viver bem, sem ceder ao mal. As virtudes sobrenaturais da fé, esperança e caridade são presentes divinos que conduzem a Deus.
Sobre o tema, você sabia que o Magistério da Santa Igreja, no Concílio Vaticano II, apontou Maria Santíssima como modelo de virtude, que significa uma disposição habitual e firme para fazer o bem?
A busca pela virtude enriquece a alma e as interações. Ao colocar em prática as virtudes, há o convite aos próximos para seguirem esse caminho.
Essas virtudes são dadas por Deus. A fé conecta à verdade revelada, a esperança fortalece o caminho terreno e a caridade, o amor, é a essência de Deus em cada filho.
Saiba mais sobre algumas virtudes e pense se quer ser lembrado por vivê-las.
A prudência é a virtude que guia na tomada de decisões sensatas. Em Provérbios 15,22 se lê: “Os projetos fracassam por falta de conselho, mas se realizam com a ajuda de muitos conselheiros”. A prudência orienta a buscar sabedoria e discernimento nas escolhas, fortalecendo a relação com Deus e com o próximo.
A força, que está em Isaías 40,31, nos incentiva: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. A virtude da força capacita a perseverar diante das adversidades, confiando na fortaleza que recebemos da fé e da esperança em Deus.
A justiça, proclamada em Provérbios 21,3, lembra: “Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifícios”. Ser justo é agir de acordo com a vontade divina, buscando a equidade e a retidão nas ações, seguindo os preceitos de Deus.
A temperança é mencionada em 1 Coríntios 9,25: “Todos os que competem em jogos se impõem muitas privações; eles o fazem para receber uma coroa que logo passa, mas nós, para receber uma coroa que dura para sempre”. A temperança convida a moderar os desejos e paixões, buscando o equilíbrio e a moderação em todas as áreas da vida.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.