A fidelidade de Jó à sua fé foi tanta, apesar de todas as provações e sofrimentos, que ele virou não somente uma referência quando se trata de paciência, mas também uma expressão popular. Em situações adversas, que exigem serenidade, não é difícil alguém mencionar a tal “paciência de Jó”.
O teólogo Khae Lucas explica que Jó é um grande exemplo de fidelidade a Deus, porque diante das grandes provações da sua vida, ele soube resistir e se manter coerente no que acreditava: que Deus iria restituir todas as perdas e iria compensar o seu gesto.
De acordo com a Escritura Sagrada, Jó era próspero, possuía sete filhos, milhares de ovelhas, camelos e bois e muitos servos. Após diálogo entre Deus e Satanás, quando este põe em dúvida a integridade de Jó, Deus o permite interferir em sua vida. É quando Jó perde seus filhos, seus bens e sua saúde.
Jó seguiu fiel, mesmo após todas as perdas, e não deixou de adorar a Deus, apesar das provocações que recebia. Disse ele: “Nu saí do ventre da minha mãe, e nu tornarei para lá. Deus me deu, e Deus me tirou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1,20-21). Até que Deus reverteu a situação, dando-lhe tudo em dobro.
“O termo se trata também da virtude da esperança: uma capacidade de reter em Deus o coração e acreditar na sua providência. Jó sofreu grandes perdas, no entanto, apesar dos questionamentos alheios, ele mantinha a fé de que Deus iria ampará-lo. Trata-se de uma atitude de alguém que acreditava em Deus mesmo havendo fatos não favoráveis à sua fé”, elucida Khae Lucas.
Para o teólogo, a história de Jó virou referência pois ele “permaneceu fiel a Deus, mesmo quando as evidências não eram favoráveis e o contexto não confirmava um auxílio do criador, parecendo até denunciar um fracasso da fé”. O desfecho bíblico, porém, como ressalta o estudioso, mostra que Jó foi recompensado pela sua fidelidade, ensinando que “a fé tem a sua compensação”.
A expressão “paciência de Jó”, portanto, embora às vezes empregada com a intenção de fazer graça, tem um significado eloquente, por se tratar de uma história na qual a grande protagonista é, na verdade, a capacidade de acreditar e de perseverar na fé.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.