Quando o assunto casamento entra em pauta, a imagem que vem à mente é clássica: o casal de noivos felizes e apaixonados, uma igreja decorada, familiares felizes e um universo de amor na casa de Deus. São muitos os elementos que compõem a cerimônia religiosa do matrimônio e o vestido branco da noiva, com toda certeza, é um deles. Mas, por que será que sempre pensamos no vestido de noiva branco? Será que essa cor está presente em todos os casamentos? O que a Igreja tem a ver com isso?
Se você também já se perguntou qual o motivo de as noivas optarem tanto por essa cor, saiba que embora atualmente essa escolha seja quase soberana, nem sempre foi assim. Até meados do século 19, as noivas usavam vestidos com cores comuns ou até coloridas. Nesse período, a cor branca não era cogitada, pois era utilizada para simbolizar o luto – o que ainda se mantém em algumas culturas pelo mundo.
As versões que marcam o início dessa mudança de cor pelas noivas nos casamentos são diversas. Entre as mais famosas, está a história da rainha Victoria, do Reino Unido, que não apenas escolheu um vestido branco, como também trocou a coroa por um penteado com flores nos cabelos e fez uso do véu.
FRANZ XAVER WINTERHALTER/Reprodução
Com o passar das décadas, o uso do vestido de noiva na cor branca passou a ser associado a aura de pureza e inocência. E essa se tornou uma tradição de grande força pelo mundo. É importante lembrar que tradição não é regra e que a escolha dos detalhes da cerimônia, como cor das vestimentas, por exemplo, fica a cargo dos noivos pois o casamento deve refletir a personalidade, história e gosto do casal. Assim, o branco não é a única opção possível.
Embora no Brasil a cor branca seja predominante na escolha das noivas, ela não determina que outras cores e estilos não possam ser utilizados para marcar o dia de formalizar perante Deus a união de duas pessoas que se amam.
Muitas pessoas têm dúvidas se a Igreja Católica aceita noivas vestidas com outras cores, que não o branco, na cerimônia religiosa. Essa dúvida existe porque a cor foi associada à ideia de pureza, inocência e até mesmo, de castidade. Por vezes, a escolha por outra opção que não essa pode ser associada à ausência dessas condições, o que na verdade não tem relação. Para a Igreja, vestir o branco ou não no casamento não passa de uma tradição social.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.