Por que católicos acendem velas?

Por que católicos acendem velas?

“Moisés, mande que os israelitas lhe tragam o melhor azeite para o candelabro, a fim de que ele possa ser aceso todas as tardes. Arão e os seus filhos colocarão o candelabro na Tenda da Minha Presença, do lado de fora da cortina que está à frente da Arca da Aliança. O azeite ficará ali queimando na minha presença, desde a tarde até de manhã. Essa ordem deverá ser obedecida para sempre pelos israelitas e seus descendentes”. (Êxodo 27,21-22)

Como esse trecho bíblico demonstra, desde o início da história do povo de Deus o fogo sempre teve significado profundo. E não é para menos, pois ele sempre foi fonte de calor e luz, além de ser muito útil.

Também era muito comum utilizar as lamparinas em chamas para reverenciar alguém que se quisesse homenagear. No caso do culto a Deus, mais do que uma homenagem, as lamparinas acesas se tornaram símbolo de uma alma piedosa, que louva e adora o seu Senhor. Foi o próprio Deus que ordenou que se tomasse o devido cuidado para que as chamas não se apagassem em sua presença (cf. Levítico 24, 1-4).

Ainda hoje, os judeus preservam em sua herança cultural o uso do candelabro de sete braços (Menorá), que era conhecido com o Candelabro da Aliança (cf. Êxodo 25,31-40). Ele traz grande riqueza de significados, como os dias da criação, a Árvore da Vida, os corpos celestes etc.

Os cristãos preservaram esses costumes, que ganharam um significado ainda mais profundo: o fogo, que outrora era sinal da presença de Deus, para nós agora é o próprio Jesus, o Deus que é e está realmente presente entre nós.

Círio Pascal

Todo ano isso nos é recordado durante a Vigília Pascal, que popularmente chamamos de “Missa do Sábado de Aleluia”. Durante esta Celebração se acende o Círio Pascal, que é aquela grande vela que entra em procissão enquanto se acendem as luzes da Igreja. No Círio, são colocados cinco cravos, que representam as 5 chagas de Jesus, que já não são mais chagas que causam morte, mas são chagas de luz e de vida.

O Círio permanecerá aceso ao lado do Ambão da Palavra durante todo tempo pascal até a tarde do Domingo de Pentecostes. Depois disso ele fica ao lado da pia batismal e será aceso durante os rituais de Batismo, de Exéquias, da Crisma e na Primeira Comunhão (ou Primeira Eucaristia). Sempre que renovamos as nossas promessas batismais ele é lembrado, pois é Jesus que nos batiza com o Espírito Santo. “Eu os batizo com água (…) mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e o fogo”. (Mateus 3,11)

Vale a pena recordar que as lamparinas acesas e a luz sempre estiveram presentes na pregação de Jesus, como vemos nas Parábolas das Virgens (cf Mateus 25: 1,2), na Dracma perdida (cf Lucas 15, 8-10), a Luz do Corpo (Lucas 11, 33-36) e entre outras citações bíblicas. Elas estão em perfeita sintonia com toda tradição cristã e com a pregação dos apóstolos.
As lamparinas e as velas têm o mesmo significado. Com o tempo, foi-se percebendo que era muito mais prático usar velas do que as lamparinas de óleo, pois causavam menos sujeira e não derramavam.

O que podem significar

Jesus, como uma vela, se sacrificou no fogo de sua Paixão por nós. Ele, por excelência, é a vela que se consumiu em chamas de amor diante de Deus. Por isso uma vela acesa significa o ardor de uma alma que se dá amorosamente a Deus. A chama acesa da vela também representa a oração de um coração que mantém a fé viva. Mas também representa a fé de toda a Igreja, da qual todos nós fazemos parte.

Quando uma vela é abençoada por um sacerdote, ela se torna um sacramental, ou seja, seu uso passa a ser para as coisas sagradas. De preferência, devem ser acesas no oratório, no altar da casa, numa gruta ou em qualquer lugar que se possa fazer referência a Deus.

Vela para os mortos

Como dito, uma vela representa a oração e a prece do coração. Quando acendemos uma vela por um fiel defunto significa que ali está representada a nossa intercessão, o nosso amor, e todos os pedidos que fazemos a Deus pela alma daquela pessoa, principalmente para que ela encontre a Luz Eterna, que é o próprio Deus. O mesmo significado vale para uma pessoa enferma ou por alguém que precisa muito da graça de Deus.

Posso prometer acender uma vela para Deus ou algum santo?

Católicos fazem votos e promessas para Deus de diversos tipos. O importante é não confundir com qualquer tipo de superstição, simpatia, magia ou similares. Quando acendemos uma vela diante de um santo ou uma santa, representa a nossa prece para que ele ou ela interceda por nós junto de Jesus. Claro que os santos e santas de Deus vão interceder independentemente de fazermos ou não promessas, mas é interessante notar que o ato de acender a vela ajuda nossa mente e nosso coração a focar na oração e é um ato concreto de esperança que depositamos nos milagres de Deus.

Quando eu posso acender uma vela?

Acendemos velas em todos os momentos litúrgicos, pois são os momentos de manifestação da oração da Igreja. São em momentos como a própria Missa, durante uma Adoração Eucarística, nas novenas, em velórios, procissões, na nossa oração pessoal ou na oração em família, enquanto recitamos o terço, quando a capelinha chega na nossa casa, por exemplo. De forma especial, durante o tempo do Advento acendemos a cada domingo uma vela da Coroa do Advento (ou Escada do Advento), que representa nossa espera na manifestação do Cristo e no seu retorno que será no fim dos tempos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Daniela
    Excelente!!! estava em dúvida se podia acender meu mini sírio, durante minhas horaçoes.
  • Suely Alves de Oliveira Nascimento
    Achei assim conforme sua áurea seu auto estima e espiritualidade n estiver boa . Poderia fazer sim oração ao anjo da guarda rezar orar e pedir proteção espiritual. Pois ninguém n vê mas nós ares tem existe mtas coisas negativas e se estivermos em comunhão com Deus e amando nosso próximo ajudando ali. Viram coisas boas tanto material como espiritual. Pois eu sou doadora não sou receptora. Prefiro doar do que receber de meu próximo. Pois sinto melhor fazendo a caridade o amor ao meu próximo.
  • Neima chissaque
    Doutrina rica e essencial
  • Cilezia
    Eu achei muito bom eu aprendi muitas coisas ...eu sou católica..faço as minhas orações quando eu vou dormir 😴 agradeço a Deus pela minha vida minha saúde.com muitas .gratidão ..
  • Diva
    Bem explicado. Obrigada por essa importante informação
  • marciano humberto
    Muito obrigado Deua abençoe
  • Marciano Humberto
    Muito obrigado bem explicado aprendi muitas coisa Deus abençoe
  • Luciano Souza
    Que texto maravilhoso. Amei. Artigo muito bem explicado e fácil de compreender. Aprendi muita coisa. Obrigado pela atenção e ajuda.
  • Ale
    Hoje, eu estava rezando o Santo Terço, de joelhos ,no meu quarto vi uma pequena coisinha na ponta do pavio da vela... após uns minutos, aquilo se transformou num coraçãozinho... Não sei o que falar.... Também aconteceu isso com meu irmão...
  • Hoje, eu estava rezando o Santo Terço, de joelhos ,no meu quarto vi uma pequena coisinha na ponta do pavio da vela... após uns minutos, aquilo se transformou num coraçãozinho... Não sei o que falar.... Também aconteceu isso com meu irmão...
  • Conceição E. A. Calucunga
    Amei porque não sabia para que serve a vela acesa eu agradeço
  • Eu particularmente acho que Deus já é. Luz e que não é certo acender vela pra santos porque santo só existe um e esse é nosso senhor Jesus Cristo
  • Fátima
    Eu particularmente acho que Deus já é. Luz e que não é certo acender vela pra santos porque santo só existe um e esse é nosso senhor Jesus Cristo
  • Carla idiana de Almeida carneiro
    Ótimo, interessante, aprendi muito
  • Zenaide Procópio de Miranda kuhn
    Eu aprendi, e achei muito importante essas palavras para meu aprendizado e conhecimento do dia dia .

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.