Por que em português dizemos “segunda-feira” e não “dia da Lua”? A origem cristã dos dias da semana

Por que em português dizemos “segunda-feira” e não “dia da Lua”? A origem cristã dos dias da semana

“Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira”… você já se perguntou por que nossos dias não têm nomes de planetas ou deuses antigos, como ocorre em muitas línguas? Essa história é curiosa!

Os judeus instituíram a semana de sete dias no século V a.C., tomando como referência o sabbat (sábado, dia de repouso). Os demais dias eram nomeados a partir dele: primeiro do sábado, segundo do sábado, etc.

Essa influência chegou ao mundo greco-romano, mas os romanos continuaram a usar seus deuses e astros para nomear os dias. No século IV, já dentro do Império Romano cristianizado, houve uma forte rejeição aos nomes dos deuses pagãos.

Padres e bispos como Santo Agostinho, São Cesário e São Martinho de Braga denunciaram como incoerente um cristão invocar “dia de Júpiter” ou “dia de Mercúrio” em vez de falar do Senhor.

No século VI, em terras portuguesas, o Bispo São Martinho de Braga, também conhecido como Martinho de Dume, introduziu nomes litúrgicos como feria secunda (segunda-feira), feria tertia (terça-feira) e assim por diante. Foi a única língua românica a adotar esse padrão cristão em substituição total aos termos pagãos.

O dies solis (dia do Sol), por exemplo, tornou-se Dies Dominicus ou dies dominica, o “Dia do Senhor”, graças ao cristianismo, que transformou o primeiro dia em celebração da Ressurreição de Cristo. Enquanto isso, dies Saturni (dia de Saturno) foi substituído por sabbatum, do hebraico shabbat, símbolo de descanso consagrado por Deus.

Domingo como Dia do Senhor na fé cristã

O domingo, primeiro dia da semana, é também um símbolo da nova criação inaugurada na Ressurreição de Cristo. São João Paulo II destaca o Dies Domini como expressão da “criação, da presença do Ressuscitado, da edificação da Igreja e do descanso do coração humano”. Para católicos, o domingo é o dia mais importante para a comunidade reunida em celebração e descanso.

O que diz cada dia da semana?

O domingo, que no mundo romano era chamado dies solis (dia do Sol), passou a ser denominado Dies Dominicus — o Dia do Senhor.

Já a segunda até a sexta-feira perderam os nomes ligados a planetas e deuses pagãos e receberam uma denominação numérica cristã: feria secunda (segunda-feira), feria tertia (terça-feira), e assim sucessivamente até a sexta.

Por fim, o sábado, antes conhecido como dies Saturni (dia de Saturno), foi substituído por sabbatum, palavra que vem do hebraico shabbat, e recorda o descanso sagrado instituído por Deus desde a criação do mundo.

Achou curioso? Esse processo mostra como a Igreja cristianizou o tempo, respeitando tradições hebraicas (como o sábado) e modificando expressões pagãs. Ao renomear os dias da semana, afirmou seus valores e lembrou os fiéis da centralidade de Cristo na vida diária.

 

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