A Igreja Católica dedica uma devoção especial a cada mês do ano, além das celebrações dos Santos do dia, festas ou solenidades especiais. Muitas dessas devoções são tradicionais e fortes pelo significado que possuem na caminhada de Jesus como filho de Deus, devido a acontecimentos históricos ou celebração litúrgica marcante.
Podem surgir ao longo do tempo na Igreja sem que, por vezes, seja possível identificar seu local, data ou razão específica de origem. Elas também podem variar de país para país, dependendo da cultura predominante. No Brasil, em janeiro, a devoção é dedicada ao Santíssimo Nome de Jesus. Já fevereiro é o mês da Sagrada Família, com quem Jesus viveu até começar a sua caminhada para a salvação da humanidade.
O mês é escolhido porque, passado o período de celebrações do Natal, com o nascimento do menino Jesus, n segundo mês do ano a Igreja volta seu olhar à família que O recebeu, criou e educou. O Filho de Deus escolheu entrar em nossa história pelo mesmo caminho que toda a humanidade entrou no mundo: a família, base do plano do Senhor.
Sendo assim, durante o mês de fevereiro, a Igreja chama a reflexão de que Jesus Cristo quis nascer e crescer com a Família de Nazaré, com José e Maria, referência humanas de fé e que hoje, como filhos de Deus, temos na Igreja a Casa da Família do Senhor.
Outras diversas formas poderiam ter sido escolhidas por Deus para que Seu Filho chegasse à Terra, mas quis possibilitá-lo uma vida mais comum, com tudo que essa vivência em comunidade humana tem: trabalho, afeto, dificuldades, doenças, uma casa.
A Igreja Católica olha e venera a Sagrada Família sob a perspectiva de ideal a ser almejado e acolhido, para que tanto casais quanto filhos se inspirem a viver a vontade de Deus. Assim, o apelo desse mês especial é que as famílias católicas se elevem ao Céu, que sintam e busquem proteção e norte em São José, Maria Santíssima e Jesus Cristo.
São João Paulo, seguindo os ensinamentos do Catecismo católico, lembrou a importância das famílias crentes como foco de fé e vida, em um mundo que se apresenta hostil à fé e a Deus. Na família, para ele, os pais são: “pela palavra e pelo exemplo […], os primeiros arautos da fé para os seus filhos, ao serviço da vocação própria de cada um e muito especialmente da vocação consagrada”.
Assim, a Igreja deixa em evidência neste mês, o apelo à vida em fé e em família, lembrando-se, pelas palavras de Cristo, que seja ela por laços de sangue ou não. “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles” (Mateus 18,20).
Celebre a família
Neste mês, que possamos celebrar e promover a união e o fortalecimentos dos laços familiares, assim como nos ensina a Sagrada Família. Para viver este momento, no Instagram do @idemais_, temos um post com as fotos de famílias de colaboradores da Obra Evangelizar É Preciso. Que tal aproveitar e também compartilhar uma foto com a sua família para começar fevereiro?
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.