Por que religiosos costumam escolher novos nomes?

Por que religiosos costumam escolher novos nomes?

Os nomes carregam muitos significados, como uma missão ou uma homenagem a alguém importante. Essas escolhas cabem aos pais ou responsáveis pela nova vida que chega. Porém, quando as pessoas crescem e seguem, literalmente, novas vidas, esse significado pode passar por uma transformação. É o caso dos religiosos, que abraçam uma missão e fazem seus votos a Deus.

A prática de escolher um novo nome ao ingressar na vida religiosa, de acordo com a Congregação, pode ser uma regra ou uma escolha. Essa mudança, considerada um marco do início de um novo caminho, tem raízes tanto históricas quanto simbólicas. A tradição está associada à ideia de renascimento espiritual e à renúncia do mundo material em prol da vida dedicada a Deus e à Sua obra.

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 916, ajuda a compreender a mudança e o simbolismo envolvido:

“Nas situações onde um homem ou mulher decide fazer parte de uma congregação religiosa, essa pessoa vive algo mais íntimo ao Senhor, com uma vida totalmente dedicada a Deus. Na vida consagrada, os fiéis propõem‑se, sob a moção do Espírito Santo, seguir Cristo mais de perto, entregar‑se a Deus amado acima de todas as coisas e, procurando a perfeição da caridade ao serviço do Reino, ser na Igreja sinal e anúncio da glória do mundo que há de vir.”

Mudanças que flexibilizaram a escolha

O Concílio Vaticano II, no século XX, estabeleceu mudanças significativas para toda a Igreja. Realizado entre 1962 e 1965, promoveu uma série de reformas em prol de uma maior adaptação aos tempos modernos e uma renovação espiritual e pastoral.

Um dos novos entendimentos foi a revisão das práticas e costumes da vida religiosa. Antes do Concílio, a adoção de um novo nome era praticamente uma obrigação para os religiosos, uma forma de marcar simbolicamente sua nova vida dedicada a Deus. No entanto, com as reformas conciliares, a prática tornou-se opcional em muitas congregações religiosas.

Isso reflete uma compreensão mais contemporânea da vida religiosa, que enfatiza a importância da liberdade pessoal e da individualidade dentro dos votos de pobreza, castidade e obediência. Embora muitos religiosos ainda escolham adotar um novo nome como parte de sua consagração, a ação é feita mais com base nos sentimentos e forma de ver e entender a vida e a missão.

Para a Igreja Católica, a vocação religiosa é o chamado de Deus para uma vida de serviço e dedicação à sua obra, vivida de acordo com os votos. A escolha de um novo nome pode ser vista como um símbolo dessa entrega total a Deus e ao serviço da comunidade religiosa à qual se somam.

Com as Irmãs Carmelitas, por exemplo, o nome de consagração é escolhido com a ajuda das superioras do Carmelo e revelado à comunidade na cerimônia de entrega do Santo Hábito, no momento que a irmã faz os votos. É sempre Maria e o acréscimo de um nome Santo, como Maria Isabel e Maria Rita. Já na Ordem das Clarissas Contemplativas, a mudança de nome cabe ao sentimento e à vontade de cada uma, mas a maioria costuma também adotar um novo.

Uma observação importante é que a alteração acontece apenas de forma simbólica. No registro civil, o nome de Batismo permanece como fora escolhido.

Mudança de nomes dos Papas

Ao serem escolhidos, os Papas também costumam optar por novos nomes. São João Paulo II era Karol Józef Wojtyła, o Papa Bento XVI tinha Joseph Aloisius Ratzinger como nome de Batismo e Jorge Mario Bergoglio adotou o nome de Francisco. Mas nem sempre foi essa a tradição.

Leia e entenda por que os Papas mudam de nome ao serem eleitos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.