Foto: Felipe Gusso
Para católicos, a celebração da Santa Missa é um importante ritual da prática da fé, tanto pela visita à casa de Deus quanto pelo compromisso religioso de guardar as celebrações. No entanto, por vezes, na rotina agitada das famílias, “encontrar tempo” pode se tornar um desafio. E aí, então, nos finais de semana, com cansaço e compromissos diversos, muitos acabam deixando as celebrações de lado.
Esse desleixo, falta de compromisso ou até preguiça, no entanto, pode se tornar perigoso, sobretudo, se ficar frequente. Nesse processo, por vezes, damos espaço ao acaso, como por exemplo, quando pela manhã decidimos não ir à Missa para dormir e, mais tarde, acabamos recebendo visita surpresa de um amigo e somos impedidos de sair. Nesses casos, estamos nos rendendo a um pecado capital.
Por isso, começaremos a semana contando para vocês quão importante é priorizar esse compromisso.
A Missa é a oração por excelência. Quando católicos, por algum motivo, faltam à essa celebração, perdem o maior momento de render graças a Deus. No Catecismo, aprendemos que a celebração da Eucaristia está no coração da vida na Igreja. Assim, ela traz benefícios ao nosso corpo e espírito, fortalecendo nossa fé.
O Papa São João Paulo, ao falar sobre o Catecismo da Igreja Católica, lembrou que “a Tradição da Igreja nos ajuda a guardar a memória de uma exortação que permanece sempre atual. Vir cedo à igreja, aproximar-se do Senhor e confessar os próprios pecados, arrepender-se deles na oração […], assistir à santa e divina liturgia, acabar a sua oração e não sair antes da despedida […]”.
Outro benefício da missa é a assembleia reunida. Segundo São João Crisóstomo, “podes também rezar em tua casa; mas não podes rezar aí como na igreja, onde muitos se reúnem, onde o grito é lançado a Deus de um só coração. […] Há lá qualquer coisa mais: a união dos espíritos, a harmonia das almas, o laço da caridade, as orações dos sacerdotes” (PAPA SÃO JOÃO PAULO II. Catecismo da Igreja Católica, § 2179).
Orar com a paróquia é uma expressão valiosa da vida litúrgica em comunidade, que se reúne e se fortalece em oração na santa celebração. Na paróquia, praticamos os ensinamentos de Deus e a caridade do Senhor em obras fraternas.
Além disso, quando recebemos a palavra de Deus na Casa do Pai, podemos sentir, constantemente, a presença do Espírito Santo, irrompendo, imprevisível e generoso, com a riqueza dos seus dons. Para nossa alma e espírito, a palavra de Deus, sobretudo na casa dEle é o alimento nutrido que necessitamos.
Pertencer à Igreja é saudável ao corpo, à mente e ao espírito e, por isso, sempre devemos nos lembrar do alimento valioso que é a palavra de Deus e que tal fome deve ser saciada diariamente.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.