No projeto de Deus, homem e mulher são chamados a se reconhecerem, se completarem, e se ajudarem mutuamente no casamento. “‘Desde o princípio da criação (Deus) os fez homem e mulher; por esta razão, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua esposa e os dois se tornarão uma só carne’ (Marcos 10, 6-9). E ele concluiu: ‘Portanto, o homem não divide o que Deus uniu’”, expressou o Papa Francisco.
No dia a dia, nem sempre essa certeza está tão presente quanto deveria. Porém, para os casais que procuram seguir o que prega o cristianismo, o estudo e a busca por vivê-lo são constantes. Uma boa maneira de fazer com que a relação cresça é tendo bons exemplos e não há melhores ensinamentos que os que chegam diretamente da Palavra.
Que tal conhecer a história do casal Áquila e Priscila, grandes amigos do apóstolo Paulo, e deixar que esse casal inspire seu relacionamento?
Portas abertas, Igreja doméstica, a união exemplar. Assim era lembrada pelo Apóstolo Paulo a casa de Priscila e Áquila em Corinto. O casal é citado seis vezes na Bíblia, sempre unido. Os poucos dados sobre eles estão nas Cartas do Apóstolo dos Gentios e nos Atos, quando Paulo elogia seus amigos e companheiros na missão de espalhar a fé em Cristo.
Áquila era um judeu originário do Ponto que emigrou para Roma, onde sua profissão de fabricante de tendas era muito requisitada. Priscila e Áquila converteram-se ao cristianismo e foram expulsos de Roma devido a um decreto do imperador Cláudio. O casal se estabeleceu então em Corinto, onde evangelizou e conseguiu converter outras pessoas, mas depois seguiu a missão por Éfeso e Roma.
Priscila e Áquila inspiram casais por muitos motivos, mas se for preciso elencá-los de maneira resumida, aqui estão seus destaques:
“Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus”(Romanos 16,3).
“As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a Igreja que está em sua casa” (1Coríntios 16,19).
“Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus” (Atos 18,26).
“E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, tendo raspado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto” (Atos 18,18).
“E, achando um certo judeu de nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles” (Atos 18,2).
“Saúda a Priscila e a Áquila, e à casa de Onesíforo” (2Timóteo 4,19).
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.