Na busca por um novo emprego, ter a preparação técnica para a função desejada é fundamental. Porém, tão importante quanto isso é estar pronto para o processo de seleção, o que envolve conhecer suas potencialidades, desenvolver segurança e manter equilíbrio e tranquilidade durante as entrevistas.
O portal IDe+ conversou com Cleia Elaine Soares, psicóloga com 25 anos de experiência em treinamento, recrutamento e seleção, que revelou os principais obstáculos enfrentados pelos candidatos e compartilhou dicas que vão fazer a diferença para quem busca se destacar durante o processo seletivo. Confira!
Muitos candidatos se sentem nervosos ou ansiosos antes e durante a entrevista, o que pode ser natural, mas deve ser trabalhado.
“Esse nervosismo pode ser causado pela pressão de causar uma boa impressão, pelo medo do desconhecido ou simplesmente pela importância do momento em suas carreiras”, esclarece.
Além disso, a profissional destaca que responder a perguntas que demandam autoconhecimento, como “quais são suas principais qualidades?” ou “cite um momento em que você enfrentou um desafio no trabalho” pode ser desafiador, pois exige reflexão e autoavaliação.
Outra dificuldade que acontece com frequência é a de conduzir negociações: depois de passar pelas etapas iniciais da entrevista, muitas pessoas se deparam com o momento de negociar salários, benefícios e outros aspectos do emprego.
“Esta etapa pode ser delicada, pois envolve equilibrar as próprias expectativas com as ofertas do empregador”, explica.
1. Gerencie a ansiedade: para lidar com o medo e a incerteza do processo seletivo, a psicóloga recomenda buscar técnicas de relaxamento, como meditação guiada disponível em plataformas. Práticas espirituais que proporcionem conforto podem ser úteis.
2. Pesquisa prévia sobre a empresa: é fundamental realizar uma pesquisa aprofundada sobre a empresa na qual busca a vaga. Explore o site oficial, redes sociais e leia artigos relacionados para obter informações sobre a cultura e os valores da organização.
3. Apresentação pessoal: a primeira impressão faz a diferença. Portanto, cuide da aparência, escolha roupas que transmitam profissionalismo e confiança.
4. Preparação de documentos: ter todos os documentos relevantes organizados e prontos demonstra proatividade e preparação, o que facilita o processo caso haja uma oferta de emprego imediata.
5. Comunicação clara: durante a entrevista, expresse-se de forma clara e concisa, responda às perguntas com confiança e forneça exemplos relevantes.
Para chegar até à entrevista, porém, é preciso ter preparado um bom currículo: objetivo, claro e interessante. Cleia ressalta a importância de optar por formatos mais simples e diretos, pois, muitas vezes, currículos elaborados em plataformas como o Canva ou similares podem não ser facilmente interpretados por sistemas de Inteligência Artificial, que desempenham um papel cada vez mais significativo na triagem inicial de candidatos.
É possível aproveitar a IA para aprimorar o currículo. Ferramentas como ChatGPT e Google Bard podem ser aliadas poderosas nesse processo.
Siga a seguinte estrutura:
Na busca por um emprego, é fundamental procurar referências, atualizações e orientação qualificada. Cleia Elaine Soares e outros profissionais no LinkedIn oferecem conteúdos focados para auxiliar os candidatos em sua jornada.
Livros como “Você de Emprego Novo”, de Tais Targa, podem ser fontes adicionais de informações e orientações valiosas para se destacar no mercado de trabalho.
Vale lembrar também canais temáticos no YouTube e perfis no Linkedin:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.