Encantar, envolver, fidelizar e deixá-los satisfeitos. Para empreendedores, conquistar e agradar clientes é um desafio diário. Data importante para o comércio, o 15 de março, quando se celebra o Dia do Consumidor, é sinônimo de oportunidade. Em uma rotina de constante transformação, é preciso voltar os olhos a Geração Z e entender suas preferências e comportamentos que moldam o mercado atual.
Segundo a classificação do Site Brasil Escola, essa geração inclui quem nasceu no fim da década de 1990 e tem como destaque a relação bem próxima com a tecnologia e com o meio digital. De acordo com o Sebrae, pesquisas indicam que aproximadamente 40% da Geração Z opta por plataformas como TikTok e Instagram ao realizar pesquisas por produtos ou estabelecimentos. Esse padrão de comportamento apresenta uma mudança importante na forma como os consumidores buscam informações e interagem com as marcas.
O TikTok é considerado estratégico e as suas buscas ou vídeos que “viralizam” são responsáveis por sucessos de produtos ou marcas, que em questão de minutos viram fortes tendências. Nesse cenário, ainda de acordo com o Sebrae, compreender as tendências de consumo dos jovens é fundamental para desenvolver estratégias de marketing eficazes. O TikTok, por exemplo, pode ser utilizado como um canal de “topo de funil”. Deve promover conteúdo informativo e envolvente para direcionar os potenciais clientes à fase de descoberta e aprendizado.
As transformações, contudo, vão além do digital. O Pós-NRF Ancar, evento realizado em parceria com a FFX Group, mostrou que discutir em conjunto e buscar soluções coletivas precisam acontecer especialmente quando se trata da Geração Z, que assume protagonismo tanto nas decisões de compra quanto na influência sobre outros consumidores.
A Inteligência Artificial (IA), por sua vez, se destaca nas discussões, como explica Mariana Carvalho, sócia da Ancar Ivanhoe, administradora de shopping center, que participou da programação do evento.
“A adequação da produção de conteúdo, bem como saber se adaptar rapidamente aos interesses das novas gerações, além de ter repertório e respostas para questões envolvendo diversidade, ética, sustentabilidade e impacto social, é primordial para que a marca seja admirada, desejada e finalmente consumida pelo público.”
Para isso, a IA pode contribuir muito ao impulsionar ferramentas de engajamento do cliente, proporcionando experiências personalizadas e imersivas, o que se alinha às expectativas dos consumidores modernos. Mariana destaca ainda a importância de um varejo mais humanizado, no qual a tecnologia é vista como meio, não como fim. A integração entre os ambientes online e offline, conhecida como “phygital”, é uma tendência e caminho sem volta para 2024, pois oferece experiências personalizadas para atrair e fidelizar clientes.
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