Se você já se perguntou sobre a diferença entre “frei” e “frade”, não está só nessa dúvida. Essa é uma pergunta bastante buscada em sites de pesquisas, por exemplo. Embora possam ser considerados sinônimos, há uma pequena diferença sobre quando usar um ou o outro. Entenda!
“Frei” e “frade” têm raízes no latim. “Frei” deriva de “frater”, que significa “irmão”. “Frade” vem de “fratrem”, também “irmão”. Ambos os termos são usados para descrever membros de congregações religiosas masculinas, que vivem sob uma mesma regra e ideal. Mas, afinal, qual a diferença?
Frade é membro de uma congregação religiosa. São homens que vivem um mesmo ideal em um convento, em comunidades e dedicam suas vidas à oração, contemplação e serviço aos outros. Dentro de uma comunidade religiosa, os membros se chamam de “frei” entre si, e externamente, como uma forma de abreviação de “frade”.
Frei constitui, então, uma forma de tratamento e só pode ser usada diante do nome da pessoa, como Frei Antônio de Sant’ana Galvão, beatificado pelo Papa João Paulo II e reconhecido como o primeiro religioso brasileiro a receber essa honra. Há também ordens que chamam de “Dom”, por exemplo, como era chamado Dom Bosco.
______________________________________________________________________________________________________________________
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.