Qual a origem e significado da celebração da Missa do Galo?

Qual a origem e significado da celebração da Missa do Galo? Foto: Felipe Gusso

Tradição e fé, a Santa Missa do Natal reúne fiéis em muitos lugares do mundo para viver a chegada do Salvador. À meia-noite de 24 de dezembro, é chamada por muitos de “Missa do Galo”. Instituída por Papa São Telesforo em 143 d.C., celebra o nascimento de Jesus. E você sabe por que tem esse nome? As explicações são variadas.

Uma delas tem origem no antigo Império Romano. Segunda essa tradição, na véspera do Natal, o galo cantou à meia-noite, antecipando o nascimento de Cristo. O simbolismo do galo como ave sagrada se enraizou. Representa vigilância, fidelidade e testemunho cristão.

Outra explicação, surgida na província de Toledo, na Espanha, fala sobre lavradores que, antes das 12 badaladas da meia-noite, sacrificavam um galo em memória da negação de Pedro a Jesus. A ave era doada aos menos favorecidos, gesto de caridade que em muito combina com o período do ano.

Há ainda a ideia de que o nome está ligado às tradições de peregrinação da comunidade cristã de Jerusalém a Belém, participando da primeira vigília da noite dos judeus, no momento do canto do galo.

Algumas teorias afirmam que o galo simboliza o amanhecer, uma tradição absorvida pelo cristianismo, enquanto outras apontam para o término tão tardio da celebração que coincide com os galos anunciando a aurora.

Alguns historiadores divergem sobre a origem e apontam o Papa Sisto III, no século V, como quem estabeleceu a tradição à meia-noite.

Termo de países latinos

Embora oficialmente chamada de “Santa Missa de Natal” ou “Celebração do Natal do Senhor“, a Missa do Galo é exclusiva aos países de língua latina. O Papa preside a cerimônia na Basílica de São Pedro, transmitida mundialmente pela televisão.

No Brasil, algumas igrejas anteciparam o horário da Missa devido à violência urbana. Por isso, é realizada por volta das 20h ou até mais cedo. Contudo, em muitos lugares, a tradição da meia-noite ainda se mantém. É um momento de oração, preparação, partilha e gratidão. E um profundo encontro de renovação das esperanças pela Boa-Nova.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.