Qual é o maior livro da Bíblia e quais ensinamentos ele oferece?

Qual é o maior livro da Bíblia e quais ensinamentos ele oferece?

Como sabemos, a Bíblia é um livro formado por vários livros. Alguns mais longos e outros mais curtos. No primeiro grupo, porém, um deles se destaca mais que todos no quesito extensão. Trata-se do livro de Salmos, com 150 capítulos, o maior da Bíblia toda.
O título “Salmos” já revela o seu conteúdo, pois deriva de uma palavra grega que significa literalmente “cânticos”. Traz uma coleção de hinos religiosos e poemas proféticos compostos por vários autores – o Rei Davi é um deles – e diferentes estilos poéticos. É considerado o coração do Antigo Testamento.
Trata-se de uma espécie de síntese que reúne todos os temas e estilos dessa parte das Escrituras, muito utilizado em Israel, no passado, como hinário no Templo de Jerusalém. É ainda o primeiro a falar expressamente da vinda do Messias e do Juízo Final.
Tradicionalmente, os 150 capítulos são subdivididos em cinco livros. O maior deles levou muitos séculos para ser concluído, já que os primeiros salmos datam da época de Moisés e os últimos, do período posterior ao cativeiro na Babilônia.
Eles tratam de fatos históricos e também de temas como a lei, o templo e a natureza. Entretanto, boa parte, registre-se, foi escrita simplesmente para o bom propósito de louvar o Senhor.

Classificação

Essa classificação para determinar o maior livro da Bíblia é feita com base no número de capítulos e versículos. Contudo, originariamente, não foi assim que a escritura sagrada foi dividida. A divisão que conhecemos hoje provém da Idade Média.
Outra possibilidade seria classificar o maior livro pelo número de palavras. Mas por particularidades de traduções, algumas versões podem ser mais extensas que outras. De todo modo, mesmo ao considerar esse critério, ele continua na primeira posição.

Poesia

Para compreender melhor os Salmos, vale a pena entender um pouquinho sobre poesia hebraica. Isso porque a maior parte dos escritos se dá a partir da linguagem da emoção, por meio da qual os poetas não relatam eventos, mas expressam sentimentos. O uso de símbolos e de ritmo também é frequente, num estilo chamado “paralelismo”, que diz a mesma coisa de maneiras diferentes ou coloca duas ideias em oposição entre si.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Jessica
    Muito importante, esse terá gincana sobre o mês da Bíblia, sou crismana. Me ajudou muito no preparo para esse momento.
  • Lucileide
    Muito bom ameei
  • Edi Maria Becker
    Maravilhoso...muito bom aprendermos mais sobre a Bíblia
  • ELISABETE DA LUZ OLIVEIRA
    Excelente...muito bom sou catequista e esse conteúdo me ajudou muito
  • Berenice Mendes
    Tenho muita dificuldade em ler a Bíblia mas acompanho a liturgia diária na internet. A parte dos salmos é minha favorita.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.