Qual Natal você quer?

Qual Natal você quer?

A simbologia do Natal, muito claramente, é o nascimento de Cristo e todas as lições que o seu curso na Terra, enquanto bebê, enquanto menino (criança), enquanto homem, nos trouxeram.

Buscar entender o significado deste dia e do tempo do Advento é “matéria obrigatória” nas lições da vida.

Compreender, além disso, Maria, sua missão, submissão, temor e obediência a Deus, abdicação, dedicação, receios, preocupações, medo, fé e benevolência, também é um estudo imperioso.

Estamos no tempo de procurar ainda mais: Deus em nós, Jesus, Maria, a Santíssima Trindade, anjos e arcanjos, os santos mártires e a Bíblia. É momento de refletir sobre todos eles, aprender com suas histórias, repensar os nossos sofrimentos em comparação ao deles. Concluir que nada somos, nada tivemos ou temos, com exceção do amor de Deus. É o afeto divino que ficará sempre cravado em nós. É saber que é Ele quem nos guia e verdadeiramente nos preenche.

Infelizmente, nos deparamos diariamente com a crença em mundo de máximas como: “eu posso, eu quero”; “eu acho, eu acredito”; “meu corpo, minhas regras”; “minhas escolhas, minha vida”. Ah! É uma distorção descontrolada o que estamos vivendo! É uma utopia às avessas; é o regresso de qualquer progresso; é o abalroamento de sonhos que poderiam ser concretizados, porém, foram deturpados por muitos que estão doentes e precisam de ajuda.

A fala deste texto, caro leitor, em nada se assemelha a preconceitos ou apologias desconexas de algum tipo de segmento pessoal (que possa parecer/aparentar) desta escritora. O posicionamento aqui é quanto às contradições, quanto à falta de nitidez e esclarecimento sobre a vida.

Veja, Jesus disse “ninguém chegará ao céu, senão por meio de mim”. Portanto, as contradições incutidas neste escrito apenas reafirmam o real e necessário caminho a ser seguido por mim, por você e por todos nós. O caminho é Ele.

Natal é tempo de esperançar, correr atrás do que podemos mudar e melhorar em nós e no mundo. É momento de revermos o nosso nascimento, não com o pensamento sobre aquilo que passou e não podemos modificar, mas sobre tudo o que ainda podemos fazer. A esperança advinda do Natal é sobre isso, sobre novas escolhas conforme a vontade Dele. É buscar prosperar nos feitos do Senhor, naquilo que O agrada, procurando melhorar conforme os Seus mandamentos.

Desta feita, eu lhe pergunto: “Qual Natal você quer?” As opções do mundo atual são inúmeras. Dentre elas, escolhas desastrosas, egocêntricas e cheias de sofrimentos pessoais. Contudo, também está na mesa das escolhas a alternativa de ser melhor para os outros, sabendo ser mais empático no sentido amplo da palavra, ao procurar ser melhor com quem você não consegue lidar, com quem você jamais ousaria falar e se aproximar. Esta opção empática de “ser mais pelos outros e menos por mim”, quando você menos esperar, respingará no seu caminhar, encherá de plenitude o seu agir e, consequentemente, o banhará de luz, de coisas boas e positivas.

Sem um esforço de autocura, crescimento espiritual e mental, assim como mudança de postura, não chegaremos a nenhum lugar. E, “poxa”, toda estrada tem um eixo que aponta para dois caminhos, um que apresenta a escuridão das escolhas e a cegueira aos ensinamentos de Jesus, e outro que exibe um caminho florido, calmo e pacífico. O primeiro leva a um precipício vazio, sombrio e frio, enquanto o segundo nos encaminha para uma paz serena, uma satisfação por estarmos fazendo o que Ele quer, o que O alegra.

Com isso, aproveitemos este momento de Natal para partilhar o nosso melhor, para amadurecermos, florescermos, aprendermos e sermos um pouquinho do tanto que Jesus é!

O cantor Charlie Brown Jr, com muita veracidade, trouxe nos dizeres da sua canção “Lugar ao Sol”, o seguinte:

“Caro pai, como é bom ter por que se orgulhar

A vida pode passar, não estou sozinho

(…)

Livre pra poder sorrir, livre pra poder buscar o meu lugar ao sol

(…)

O amor é assim, é a paz de Deus em sua casa

O amor é assim, é a paz de Deus que nunca acaba”

Que todos nós tenhamos um lindo e abençoado Natal, buscando o nosso “lugar ao sol”, certos de que a paz verdadeira reside na casa do seu coração, que é Cristo, assim como os seus atos, suas escolhas, gestos e atitudes.

Muita luz divina e prosperidade para você, querido leitor!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.