Pessoas Altamente Sensíveis (PAS), também chamadas de hipersensíveis, são aquelas que possuem uma capacidade sensorial elevada, bem como um alto grau de empatia. Muitas pessoas com essas características não sabem que têm hipersensibilidade, isso porque acreditam que os adjetivos são próprios apenas de sua personalidade.
A psicóloga dos Estados Unidos Elaine Aron foi a primeira a falar sobre esse assunto, ainda na década de 90. Em sua pesquisa, notou que algumas pessoas percebem o mundo de maneira diferente, porque são muito mais empáticas e menos resistentes a estímulos externos. Além disso, sofrem muito mais as emoções, sem conseguir desligar-se desses sentimentos.
Dessa maneira, é normal nesses indivíduos sentir a dor do outro e notar que alguém está sofrendo muito antes das demais pessoas. Ao mesmo tempo, agem impulsivamente quando o assunto são as emoções, precisando agir urgentemente para satisfazer essa necessidade de resolução de tudo – o que acarreta, muitas vezes, arrependimentos.
As características observadas pela psicóloga apontam alguns caminhos para diagnosticar pessoas altamente sensíveis. Para isso, há perguntas que você pode responder agora mesmo:
Se a resposta foi sim para todas as perguntas, há muitas chances de você ser hipersensível. Caso queira fazer o teste completo, a professora e pesquisadora Elaine disponibiliza gratuitamente um questionário em seu site (em inglês). Você pode acessar a versão completa aqui.
Mas calma: não precisa se preocupar ou se culpar por isso. O que precisa, na verdade, é entender que é uma condição e que você pode equilibrar as emoções da melhor maneira possível.
Em seu livro, Elaine explica algumas das características das pessoas com alta sensibilidade. Separamos três delas para você.
Caso você tenha percebido características de hipersensibilidade em si, não precisa se preocupar. Não é uma doença nem esse é um diagnóstico, mas sim, como aponta a pesquisa da psicóloga, um modo de funcionar (e agir diante de situações).
A professora apenas destaca que, ao perceber que tem PAS, a pessoa passa a compreender melhor seu cotidiano e a lidar com suas emoções de uma maneira mais consciente e com menos culpa.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.