Quarta-feira de Cinzas: 3 curiosidades sobre esse dia

Quarta-feira de Cinzas: 3 curiosidades sobre esse dia

Em todo o mundo, a Igreja Católica inicia na Quarta-feira de Cinzas o período da Quaresma, uma das mais importantes datas do Calendário Litúrgico, marcado pelo início de um tempo de conversão. Como uma fase de retiro espiritual, incentiva os fiéis a refletir sobre atitudes, por meio do recolhimento em orações e penitências, como um modo de preparação para acolher o Jesus Vivo e ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Assim, a Quarta-feira de Cinzas é o dia que marca a abertura dessa fase tão significativa. E para nos prepararmos para essa jornada intensa de oração que segue até à Missa de Lava-pés e a ressurreição de Jesus, alguns comportamentos são recomendados, como o jejum e a abstinência de carne, por exemplo.

Para compreender esses pequenos ritos como o jejum, algumas curiosidades nos ajudam a entender mais o início desse período litúrgico. Então vamos nos aprofundar pelas singularidades da Quarta-feira de Cinzas?

 

1. Quando o rito começou e de onde surgem as cinzas usadas nesse dia?

Para entender melhor o simbolismo de hoje, precisamos viajar um pouco no tempo, lembrando que a imposição das cinzas é da Igreja Primitiva. Nesse período, havia o hábito popular de colocar as cinzas na cabeça e se apresentar à comunidade como um ato penitencial para o recebimento do Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.

Mas, foi lá no Século X que o gesto da imposição das cinzas começou a ser praticado em todos os fiéis, incluindo ministros sagrados. Por volta do ano 400, a quaresma passou a ter um sentido penitencial a todos os cristãos e, então, a partir do século XI, a Igreja de Roma passou a impor as cinzas no início deste tempo. Por isso, o nome recebido foi Quarta-feira de Cinzas.

Nesse rito religioso, as cinzas usadas vêm da queima das palmas utilizadas em outro rito católico, o Domingo de Ramos do ano anterior. Isso quer dizer que quando participamos da Missa do Domingo de Ramos, aqueles ramos usados na celebração não são descartados, mas sim, guardados e reaproveitados na Santa Missa de Cinzas do ano seguinte.

Padre Reginaldo Manzotti na Santa Missa de Cinzas, em 2022. Foto: Felipe Gusso

 

2. Esse rito de imposição está na Bíblia Sagrada?

A imposição das cinzas faz parte do rito desta Missa especial, a qual ocorre em um momento pré-determinado: após a homilia da Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas, o Ministro da celebração as coloca sobre a testa do fiel, em forma de cruz, pronunciando as palavras: “Lembra-te de que és pó e ao pó retornarás” ou “Converte-te e crê no Evangelho”.

Depois disso, o fiel pode retirar as cinzas da testa quando quiser, sem a determinação de um período específico para mantê-las, já que, a partir desse rito, é o sinal e a postura interna que importam ao cristão.

Muito mais do que um ritual criado pela Igreja Católica para a celebração e o início do período de Quaresma, há registros da imposição das cinzas na Bíblia Sagrada, utilizadas como ferramentas em momentos de aflição e penitência. O Livro de Daniel, no Antigo Testamento, é um exemplo disso.

“Dirigi-me ao Senhor Deus para suplicar-lhe com jejum, roupa de saco e cinzas, e fiz minha oração e minha confissão ao Senhor, meu Deus: ‘Senhor, Deus grande e terrível, que sois fiel à aliança e misericordioso para com aqueles que vos amam e observam vossos mandamentos, pecamos e cometemos iniquidades, agimos como ímpios, fomos re­beldes e nos afastamos de vossos mandamentos e de vossas leis'”(Dn 9, 3-5). 

 

3. No calendário cristão, esse é um dia de preceito?

A Quarta-Feira de Cinzas não é considerada uma data em que a participação do cristão na Missa é considerada obrigatória, embora seja muito recomendável pois introduz o espírito do fiel ao período reflexivo que se inicia. E justamente por marcar o começo do tempo quaresmal, momento em que recordamos o sofrimento do Filho de Deus, é um dia penitencial.

Desse modo, o jejum e abstinência são obrigatórios nesse dia, para maiores de 18 anos e menores de 60 anos, sendo permitido uma refeição principal apenas. A abstinência de carne também é obrigatória a partir dos 14 anos para esta data. O caráter penitencial desse ato é um meio de conversão, de controlarmos o corpo, submetendo-o ao Espírito.

A partir dessa leitura, você já se sente mais por dentro dos ritos da Quarta-feira de Cinzas? As datas religiosas são cheias de simbolismo e conhecer seu significado é parte fundamental do nosso compromisso como fiéis. Conta pra gente, qual curiosidade sobre a data você descobriu hoje?

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.