Que importância tem a sua aparência? Essa reflexão pode ser mais necessária do que parece

Que importância tem a sua aparência? Essa reflexão pode ser mais necessária do que parece

Você deve conhecer pessoas assim: que não ligam para a forma como se vestem, não cuidam do cabelo e da aparência, assim como aquelas que estão sempre preocupadas com a imagem, corpo, cabelo. Pode ser que se pense que a primeira tem autoestima baixa, está mal, e que a segunda gosta de si e está em dia com a sua autoestima. Porém, os dois tipos podem ter muito mais em comum do que diferenças, como explica a estrategista católica e coach Carol Tormena.

Quem não está bem consigo muitas vezes deixa a aparência transparecer esse sentimento em um movimento de dentro para fora. Assim, expõe como se vê, com desleixo e desinteresse por si. Por sua vez, aquela pessoa que se cuida em excesso pode ser que não enxergue nada de valor em si mesma e, por isso, projeta na aparência física muita importância, como se ela fosse ser vista e definida apenas pelo externo. É aquela pessoa que, normalmente, precisa de roupas caras, “de marca”, ter status.

Nos dois casos, elas podem estar com problema de autoestima baixa.

“Uma porque reflete, de fato, aquilo que ela vê de ruim nela e, a outra, está usando uma máscara, não quer transparecer a realidade de como se vê”, explica Carol Tormena.

Facebook Carol Tormena

Aparência X Autoestima

Segundo a coach Carol Tormena, é muito comum ter altos e baixos na vida. “Quando eu falo: aparência não é tudo. Será? Será que a sua aparência não está lhe dando um alerta daquilo que você está sentindo ou será que a sua aparência não está criando uma máscara para impedir de mostrar aquilo que você quer esconder?”, questiona e deixa a reflexão.

Carol Tormena explica que a autoestima se reflete na aparência e vice-versa. Desse modo, é possível moldar a aparência para que a autoestima cresça. “Com isso, não estou dizendo que a partir de agora, você deva ir atrás de moda, começar a ver todas as tendências e, de repente, mudar o seu estilo para algo que você não é. Mas, como você pode resgatar o mais próximo da sua personalidade se sentindo bem com quem você é?”, questiona e deixa a reflexão.

A consultora de imagem e estilo Cris Jacomél explica que é importante se conhecer, em um processo que começa por dentro. “É uma questão de você se enxergar por dentro, se conhecer um pouco mais, entender o que é importante para você, o que é importante você ter, os seus valores, tanto no corpo quanto na mente, e você comunicar isso com a sua imagem”. A dica é: achar o seu natural e seguir essa autenticidade.

2 dicas simples para levar sua autoestima a sério

  • Olhe-se no espelho e veja o que é positivo em você. Realce isso, destaque suas qualidades.
  • Pense que é preciso fazer algo só por você, se cuidar como algo que ninguém pode fazer por você.

 

Fonte: Programa O Melhor de Mim, da TV Evangelizar, com Carol Tormena – 29-12-2018.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Alda Arruda Bisso Bisso
    Muito esclarecedor, precisei para preparar uma conversa com pais de alunos. Muito difícil falar com pais que moram na periferia e não tem o mínimo de higiene e cuidado com as crianças e jovens.
  • Kamila
    Gostei♥
  • Marco Armenio
    Marco explica que a autoestima se reflete na aparência e vice-versa. Desse modo, é possível moldar a aparência para que a autoestima cresça. “Com isso, não estou dizendo que a partir de agora.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.