Quem deseja começar o ano de 2023 empreendendo, e ainda não sabe onde investir, pode apostar em segmentos lucrativos como deliveries, vendas on-line, inteligências artificiais, áreas de cobranças e educação. Essas são as apostas do professor da Estácio Flávio Guimarães, especialista em gestão, empreendedorismo, recrutamento e seleção. Segundo ele, esses setores estiveram em crescimento no ano de 2022 e devem continuar atraindo demandas e lucro no ano que se inicia.
Sobre por onde começar a empreender, Flávio argumenta que o principal elemento é acreditar na possibilidade de ter sucesso nos negócios. Após isto, ele cita a necessidade de elaborar planos de negócios a fim de ter uma projeção de mercado para identificar se o segmento é bom para seu contexto ou até mesmo se tende a melhorar.
“Obter esse tipo de planejamento nos traz uma porcentagem de 80% a 90% de viabilidade de qualquer negócio. Buscar orientações em órgãos como Sebrae e consultorias particulares podem impactar positivamente qualquer negócio desde o início”, completa.
Para quem prefere não arriscar em novos ramos, Flávio orienta a investir em segmentos que já se mostraram lucrativos desde a pandemia, como:
Segundo o professor da Estácio Flávio Guimarães, profissões como gerente de banco, gerente de relacionamentos, analista de compliance e coordenador de tecnologia captarão mais profissionais no mercado no ano de 2023. A justificativa é que com os avanços do e-commerce (comércio eletrônico) e dos atendimentos entre cliente e empresa a distância, profissões especialistas em relacionamento terão destaque.
Além desses novos especialistas, o mercado ainda deve se direcionar a algumas áreas tradicionais, como, por exemplo, advocacia empresarial, engenharias, gerências de logísticas, gerência de ESG, e, ainda, gerência de marketing e vendas. “Estes setores estão valorizados e devem seguir assim em 2023”, projeta o especialista.
Entre as curiosidades do setor, Flávio revela que o profissional de Recursos Humanos ainda é um dos mais difíceis de contratar. “O mercado de contratações é selvagem e estes profissionais de RH, especializados em seleção, são altamente disputados, sendo uma das áreas mais difíceis de ser ocupar”, comenta Flávio Guimarães.
Ao elencar dicas para aqueles que ainda desejam incrementar o currículo antes de concorrer às vagas, o especialista revela cursos bem avaliados pelos recrutadores.
“Cursos de liderança e de alta performance, também os que abrangem áreas de gestão hospitalar e docência do ensino superior. É necessário, sobretudo, construir bons relacionamentos, fazer networking e usar plataformas de busca de vagas como LinkedIn, que deve estar sempre atualizado”, disse.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.