Reflexões da Quaresma: como buscar a santidade?

Reflexões da Quaresma: como buscar a santidade?

Você já pensou em como pode ser santo? Ou ainda, o que os santos fizeram que você também poderia fazer? A Quaresma é um período de reflexão e renovação espiritual e esse tema faz um convite a uma compreensão profunda. A essência da santidade é buscar se configurar ao coração de Jesus Cristo. “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês” (Mateus 5,48). Para muitos, a pergunta pode ser algo distante. Porém, a recomendação é se questionar: afinal, como alcançar a santidade desejada? Esse caminho é de amor com caridade sobrenatural, como disse São Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim.”

“Viver uma vida santa está — e sempre esteve — ao alcance de todo o cristão. A santidade constitui-se em viver o Evangelho, fazendo a vontade de Deus em qualquer lugar onde estivermos. E essa é uma vocação presente em todos nós católicos, desde o momento do Batismo, quando assumimos a responsabilidade da vida em Cristo, fiel e honesta ao compromisso que aceitou”, escreveu Dom Eurico dos Santos Veloso, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG).

Segundo Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja, a santidade transcende o amor natural. É uma relação de intimidade com Deus, consigo e com o próximo. Um amor desinteressado e que busca contentar ao Pai em tudo, sem esperar recompensas. Nessa busca, a caridade é o que dá forma a todas as virtudes.

A santidade exige ações heroicas?

Na história do Povo de Deus, muitos Santos têm contribuições e biografias que encantam e podem ser tão fascinantes e surpreendentes quanto histórias de heróis da ficção. Porém, crescer na santidade não se trata de realizar grandes feitos: consiste em viver uma vida cotidiana pautada na caridade e nos ensinamentos do Senhor.

Como lembra São Francisco de Sales, a vida santa não é reservada a alguns grupos específicos, mas uma graça que deve ser vivida com alegria na vida cotidiana, pois nela Deus manifesta Sua vontade e Seu amor.

Na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, Papa Francisco convida a refletir sobre a “chamada universal à santidade”. O Pontífice destaca que não é exclusividade dos já beatificados ou canonizados, mas uma dádiva do Espírito Santo a todo o povo fiel de Deus.

Viver uma vida santa

Por tudo isso, viver uma vida santa está ao alcance de todos os cristãos, independentemente de seu contexto ou estado de vida. A santidade se manifesta ao viver o Evangelho e fazer a vontade de Deus em todos os lugares. É uma vida possível para todos, guiada pela graça divina.

Os santos não são mitos, mas pessoas que viveram em meio a desafios, demonstraram perseverança na fé. A comunhão dos santos, como destaca o Catecismo da Igreja Católica, une a todos em um “patrimônio comum” de santidade. Cada santo é uma testemunha do Evangelho e exemplo de vida que podem inspirar a todos rumo à santidade.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Francisca ozilane da
    Achei ótimo muito maravilhoso muito bom esta na presença de Deus sempre e na palavra de Deus sempre aamei
  • Maria de jesus reis lima
    Maravilhoso
  • Maria Imaculada Fontes de Abreu
    Excelente. Obrigada por mais um ensinamento de como ser Santos.
  • Edgar Soares
    Graças a DEUS!
  • Isabel Cristina Kruger
    Obrigada pelo conteúdo informativo e abençoado 🥰👏🏻👏🏻
  • Marlucia Fernandes Barboza dos Santos
    Achei maravilhoso,aprendi muito com td isso que Deus continue abençoando e inspirado a todos nós.
  • Maria Eugênia da Silva
    Muito bom. Parabéns!
  • Mirleide de Castro Coelho
    Achei excelente conteúdo, pois mostrar o caminho da santidade não é fácil e a melhor maneira é dando é mostrando o exemplo de nossos Santos, um exemplo que muito enriqueci a todos quê essa gigantesca obra continue com essa grande missão , pois é evangelizar é preciso ! Toca o sino sacristão!
  • Tiago Cido
    Sempre lindas e inspiradoras são as histórias dos Santos da Igreja Católica. Elas nos mostra que apesar de todos os desafios, é possível sim, viver a santidade, que é a vontade de Deus na vida de todo ser humano.
  • Damiana Lima
    Maravilhoso,muito ensinamentos.
  • Dorita
    Achei ótima a explicação de como ser Santa como os santos que nos antecederam
  • Tatyana Casarino
    Que lindo este texto! Bem escrito e esclarecedor. Infelizmente, fora do contexto católico e no mundo materialista, a palavra santidade adquiriu significados equivocados, tabus e um peso extra, por incrível que pareça. Este é um tema difícil para falar no mundo. Gosto de falar da pureza de coração, da caridade e do amor sem interesses, três pilares da santidade a meu ver que podem ser defendidos de forma geral. Ser santo, para mim, deveria ser uma honra e um elogio. Mas, já vi essa palavra sendo usada num sentido equivocado. Este texto esclareceu bastante o bom e verdadeiro sentido.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.