O mundo está em constante mudança. Basta olhar ao redor para identificarmos que o hoje está diferente do ontem e, provavelmente, o amanhã também trará uma novidade, seja profissional ou pessoal e que não depende apenas das nossas escolhas.
Apesar dessa constância nas mudanças, muitas pessoas têm dificuldade em vivê-las. A resistência ao novo é, na verdade, bem mais comum do que a gente imagina. Se você faz parte desse grupo ou conhece alguém que sofre do mesmo mal, não deixe de ler esta matéria.
A psicóloga Taciana Chiquetti explica que dois fatores pesam muito para o mal estar que mudanças costumam criar. O primeiro é a insegurança. Isso porque, como explica, já nos acostumamos com o hoje – muitas vezes incômodo, diga-se –, mas “reajustar-se sempre exige um esforço”. O outro é que esse processo exige o que está em falta: tempo.
Taciana diz que, mesmo sendo fatores independentes, eles têm atuado de forma conjunta.
“Muitas vezes, a pessoa não está bem onde está e quer a mudança, mas ela pensa que isso vai exigir muito dela, principalmente tempo, e aí tenta adiá-la ou se fragiliza emocionalmente diante da necessidade de viver esse momento”, detalha a psicóloga.
É justamente o que não pode acontecer, ressalta Taciana:
“Não gostar de viver uma mudança não pode ser impedimento para ela acontecer”.
A travessia, porém, exige equilíbrio emocional e, claro, uma boa dose de fé e coragem.
Ao lermos a Bíblia, é fácil encontrarmos passagens que fazem referência à mudança. Afinal, é inerente à existência humana. Separamos cinco versículos sobre o tema:
Marcos 13,31
“Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”
Eclesiastes 3,1
“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.”
Hebreus 13,8
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.”
Tiago 1,17
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.”
2 Coríntios 5,17
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se faz novo.”
A conexão com Deus e Sua palavra podem ajudar e muito no processo de vivência das novidades da vida. A própria Taciana, que é psicóloga, defende a ideia. Para ela, ao fazermos isso, também nos conectamos com nós mesmos, com a nossa força e com o poder que temos de enfrentar e superar desafios.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.