Um tradicional evento religioso acontece todos os anos no município de Canindé, no Ceará. É a Festa de São Francisco das Chagas, que reúne milhares de devotos franciscanos do Brasil, principalmente do Nordeste e do Norte do país. A festividade é promovida pelo Santuário de São Francisco das Chagas, com uma série de atividades de fé, culturais e sociais. Com o tema “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na vida do povo”, o evento será de 24 de setembro a 5 de outubro.
A programação inclui missas, procissões, novenas, além de apresentações artísticas que promovem a devoção franciscana. A expectativa fica por conta da grande procissão que percorre o corredor religioso da cidade em 4 de outubro, dia de São Francisco, o padroeiro de Canindé.
Odilon Monteiro da Silva Neto, professor de história do IFCE Campus de Fortaleza e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em entrevista ao site Brasil de Fato em 2023, afirmou que a experiência religiosa em Canindé pode ser comparada com outras importantes romarias, até mesmo internacionais, como a de Assis, na Itália. De acordo com o professor, o município é a principal referência franciscana fora da Europa e a maior das Américas.
“Segundo os números, Canindé fica em segundo lugar, só perde para Assis”, declarou Odilon Neto.
Segundo a Arquidiocese de Fortaleza (CE), na edição deste ano, uma relíquia de São Francisco de Assis será leva a Canindé. Será trazido da Itália um pedaço das vestes usadas pelo Santo, muito popular na Igreja Católica. A relíquia será apresentada aos fiéis por dois frades do Monte Alverne, que virão da Itália.
Outra novidade anunciada para as celebrações é a presença de Frei Massimo Fusarelli, o 121° Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores na linha de sucessão de São Francisco de Assis, que coordena os frades menores em 119 países.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.