O Livro dos Louvores é composto por uma coletânea de cânticos presente na Bíblia hebraica e no Antigo Testamento da Bíblia cristã. Seu processo de escrita e produção tem alguns diferenciais: o livro dos Salmos foi escrito por diversos homens, o que lhe assegura o título de livro bíblico que mais possui autores.
Além disso, também é o maior livro da bíblia e o que demorou mais tempo para ser completado, já que estudiosos apontam que os primeiros salmos foram escritos por volta de 1440 a.C., no tempo de Moisés, e os mais recentes foram escritos aproximadamente em 400 a.C.
A própria obra aponta alguns de seus autores como Salomão, Moisés, os filhos de Corá e os filhos de Asafe. No entanto, o rei Davi é o maior autor dos salmos, por isso o livro também é conhecido como “livro de Davi”. Embora, a obra não faça um desenvolvimento cronológico por suas características de produção, traz uma aplicação teológica bastante agregadora e prática na vida dos fiéis.
Faz isso ao falar sobre como Deus deve ser adorado e louvado sobre tudo e todos; como Ele cuida, como abençoa aquele que é fiel e obediente à sua vontade. O livro de Salmos mostra que a verdadeira adoração a Deus deve caracterizar as experiências de vida do Seu povo.
Um dos mais populares do mundo, o Salmo 23, segundo registros históricos, foi resultado de uma inspiração de Davi quando estava cercado por tropas de um rei inimigo em um oásis. Com medo da morte, entoou-o para afastar sua insegurança e fortalecer sua fé, com a certeza que o Espírito Santo de Deus estavam protegendo-o, em todos os momentos.
Nesse louvor, Davi nos presenteia com uma das mais belas mensagens de fé da Bíblia. Ele compreendeu, ali, naquele momento, que assim como faria de tudo por suas ovelhas, Deus faria também por ele. Quando passou por um perigo iminente de morte, ele revelou que a paz de Deus inundou seu coração e lhe deu sabedoria para lidar com o momento, sem desespero. Inundado pelo amor do Pai, sentiu que nada poderia o desassossegar.
Davi confiou na justiça de Deus e na paz de ter consigo a presença do Pai. Finalizou seu salmo crente de que poderia viver outras situações como aquela. Agora tranquilamente, pois tinha a presença, a paz, a bondade, o amor, a justiça e a fidelidade de Deus consigo, em seu coração.
Com o grande testemunho de louvor e confiança em Deus, o Salmo 23 se populariza e reforça em nós a fé plena, que confia e se tranquiliza no amor do outro. Que tal mergulhar ainda mais nessa mensagem especial?
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.