Uma devoção forte desde a sua origem até símbolos que engrandecem a confiança na “Santa protetora dos olhos”: 13 de dezembro é dia de Santa Luzia. Ela é uma das santas mais populares e a quem muitos fiéis recorrem para pedir intercessão, principalmente por questões relacionadas aos olhos e à visão. A sua história é cercada de simbolismos e tradições.
Ela nasceu em Siracusa, na Sicília, no final do século III, durante o período de perseguição aos cristãos pelo Império Romano. Luzia (também chamada de Lúcia, que significa “luz”) consagrou sua virgindade a Deus e, seguindo os preceitos cristãos, ajudou os mais necessitados.
Com a sua imagem, há uma bandeja com olhos. Segundo a Tradição, ela teria arrancado seus próprios olhos para preservar sua pureza diante de um pretendente pagão que a cobiçava. Depois, recuperado a visão por intervenção divina.
Como tinha feito um voto de castidade, disse não ao pretendente, que insistiu e disse que Luzia era linda e ele estava encantado com sua beleza e com os olhos que ela tinha. A Santa arrancou seus olhos e entregou a ele numa bandeja. Foi a partir desse momento que começou o martírio de Santa Luzia, simbolizado pela túnica vermelha.
A palma é outro símbolo associado a Santa Luzia, que representa seu martírio e a vitória da fé sobre as adversidades, a vitória de Cristo sobre o pecado. Ela é um grande exemplo de resistência e fé inabalável.
A fita amarela também é uma representação comum em muitas imagens da Santa. A cor está ligada à luz, à clarividência espiritual e à luminosidade, e simbolizam a pureza e a ressurreição espiritual.
A devoção à Santa Luzia se espalhou por todo o mundo e é especialmente forte na Itália. Novenas e festividades buscam inspirar pela sua vida, martírio e mediação divina.
Santa Luzia é uma forte intercessora para questões relacionadas à visão física, mas também para iluminar o caminho da fé e da pureza. Ela é sinônimo de coragem, da fé inabalável e da devoção a Deus, principalmente diante de adversidades.
Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.
Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus Cristo. E Deus, com milagre extraordinário, devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude de fé.
Santa Luzia, protetora, eu recorro a Vós
(Coloque a mão nos seus olhos e faça a sua intenção)
Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos…
Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.
Mas, acima de tudo, Santa Luzia, seguindo teu exemplo, conservai os olhos da minha alma, na fé pelos quais, pela fé, com a alma iluminada eu posso ver a Deus e seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a vós.
Santa Luzia, iluminai a minha alma com os olhos da fé, pois nosso Senhor Jesus Cristo disse: “os olhos são a janela da alma” (cf. Lc 11,34)
Santa Luzia, que eu possa aprender contigo a firmeza da fé e sempre recorrer a Vós.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.
Santa Luzia, rogai por nós.
Amém.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Confira no post a seguir: CLIQUE AQUI.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.