Santa Rita de Cássia: Brasil tem o maior santuário do mundo dedicado à Santa de corpo incorrupto

Santa Rita de Cássia: Brasil tem o maior santuário do mundo dedicado à Santa de corpo incorrupto Foto: reprodução

Santa Rita de Cássia, a padroeira das causas impossíveis, tem lugares muito especiais no Brasil. Um deles fica na cidade mineira de Cássia, onde está o maior santuário dedicado a ela em todo o mundo. Recentemente, uma relíquia da Santa chegou ao local, que é cheio de recantos e peças sagradas muito especiais para a fé.

A pequena cidade do sudoeste de Minas Gerais se desenvolveu em torno da fervorosa devoção a Santa Rita de Cássia. A festa anual em homenagem à Santa atrai milhares de devotos. Foi em resposta a essa busca e movido por sua profunda devoção herdada de sua mãe que o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho decidiu construir um novo santuário em sua terra.

Em janeiro de 2018, o anúncio da construção do novo Santuário de Santa Rita de Cássia foi feito e as obras começaram rapidamente em agosto do mesmo ano. Um ano depois, os primeiros pilares do templo passaram a ser erguidos. Após quase quatro anos de construção, foi inaugurado oficialmente em 22 de maio de 2022, dia dedicado a Santa Rita. O complexo ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, com 100 mil metros de edificação. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas e 2 mil em pé, tem instalações modernas, incluindo heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros. Além disso, abriga um centro comercial com 36 lojas, uma casa para o clero, um velário e uma réplica da casa de Santa Rita, que é uma das paradas mais visitadas.

Réplica da casa onde Santa Rita viveu na Itália é um local muito visitado no Santuário brasileiro. Foto: reprodução

Desde sua inauguração, o santuário tem atraído entre 15 e 20 mil visitantes por mês. O reitor do santuário, Padre Michel Pires, fala da importância deste espaço não só para a devoção religiosa, mas também para o desenvolvimento do turismo na região.

“Cada detalhe foi pensado com muito carinho para receber os devotos de todo o mundo”, afirma.

Relíquias e arte sacra

Em 22 de abril de 2024, o santuário viveu um momento histórico com a entronização de uma relíquia de primeiro grau de Santa Rita, um fragmento do seu corpo, que se acredita ser da costela. “Santa Rita quis morar em nosso Santuário, em Cássia”, comentou o vice-reitor, Padre Dione Piza, durante a cerimônia. Além dessa relíquia, o santuário também expõe outras de santos e beatos, inclusive de São José de Anchieta e Nhá Chica.

O interior do lugar é adornado com 24 murais do artista sacro Romolo Picoli, que retratam momentos do Evangelho e da vida de Santa Rita. Na área externa, um mural do artista local Pedro Machado destaca a imagem da Santa sobre o santuário, que serve de cenário para fotos dos visitantes.

Mural externo de Pedro Machado, artista da cidade de Cássia (MG). Foto: reprodução

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti, em 1381, na vila de Roccaporena, próxima a Cássia, na Itália, é celebrada anualmente em 22 de maio. Filha de Antônio Mancini e Amata Ferri, desde jovem, Rita demonstrou uma profunda fé. Aos 16 anos, casou-se com Paulo Ferdinando Mancini, com quem teve dois filhos. Após a trágica morte de seu marido e filhos, finalmente realizou seu sonho de se tornar freira e entrou na Ordem Agostiniana.

O corpo de Santa Rita de Cássia permanece incorrupto desde sua morte, em 1457. Esse fenômeno, que ocorre quando um corpo não se decompõe de maneira usual após a morte, é considerado um sinal de santidade pela Igreja. Santa Rita foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900, e seus restos mortais repousam na Basílica de Santa Rita em Cássia, na Itália.

Santa Rita continua a atrair inúmeros peregrinos e devotos, que veem na preservação do seu corpo uma confirmação de sua santidade e intercessão poderosa. A condição do corpo, preservado por séculos, fortalece a fé na santa que enfrentou tantas provações e é um símbolo de esperança e milagre para os fiéis.

Não à toa, Santa Rita é considerada “a padroeira das causas impossíveis”. Entre os milagres atribuídos a ela, o “milagre da rosa” é um dos mais conhecidos, quando uma rosa floresceu em pleno inverno a seu pedido.

Foto: reprodução

Leia mais

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Valdivino Dias Garcia
    Rainha luz de vida defensora de causas impossíveis de minha vida
  • Cleusa Souza Santos
    Minha devoção. Fonte de fé e milagres!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.