Chamado de “Santo Voador”, São José de Cupertino ficou conhecido pelas levitações que aconteciam durante a oração. Essa vida surpreendente é também lembrada pela humildade, obediência e confiança em Deus.
Giuseppe Maria Desa nasceu em 1603, em Cupertino (Itália), em uma família simples e que passava muitas dificuldades. Desde jovem, tinha a saúde frágil e dificuldade nos estudos, o que não impediu seu desejo de servir a Deus. Após negativas e provações, ingressou entre os Franciscanos Conventuais e foi ordenado Sacerdote em 1628. Faleceu em 18 de setembro de 1663. Sua memória litúrgica é celebrada nesse dia.
Em diversas ocasiões, especialmente ao ouvir os nomes de Jesus e Maria ou durante a Santa Missa e as procissões, José entrava em profundo êxtase e era visto se elevando do chão. Essas levitações eram testemunhadas por religiosos, autoridades e fiéis e atraíam multidões.
Para evitar tumultos e preservar a vida comunitária, seus superiores o transferiram várias vezes e limitaram suas aparições públicas. Ele sempre respondeu com obediência e discrição, colocando a santidade acima do extraordinário.
A Igreja investigou os fenômenos extraordinários com rigor. José foi interrogado por autoridades eclesiásticas e, vivendo em obediência, passou longos períodos em conventos mais recolhidos. A prudência da Igreja e a docilidade do santo caminharam juntas: discernimento, silêncio e fidelidade ao Evangelho.
Apesar das dificuldades acadêmicas, São José de Cupertino demonstrava sabedoria espiritual e confiança serena na providência. Em exames importantes, era lembrado por responder com simplicidade ao que lhe era perguntado, sem ostentação. Por isso, a devoção popular o reconheceu como intercessor dos estudantes e de quem enfrenta provas e avaliações. Ele também foi associado aos profissionais da aviação, pela tradição de suas “elevações”.
Por reconhecer a sua virtude e os sinais de Deus em sua vida, a Igreja o beatificou em 1753 e o canonizou em 1767. É invocado como padroeiro dos estudantes, de quem presta exames e, em muitas tradições, também dos aviadores.
São José de Cupertino é padroeiro dos estudantes em dificuldade, que a ele se dirigem com a seguinte oração:
São José de Cupertino, amigo dos estudantes e protetor dos examinandos, venho implorar a sua ajuda. Você sabe, por experiência pessoal, quanta ansiedade acompanha a tarefa do estudante e quão fácil o perigo do desvio intelectual e do desânimo. Você que foi, prodigiosamente, assistido por Deus nos estudos e nos exames, para ser admitido às Ordens sagradas, peça ao Senhor luz para a minha mente e força para a minha vontade. Você que experimentou, tão concretamente, a ajuda materna de Nossa Senhora, Mãe da esperança, peça a ela por mim, para que eu possa superar, facilmente, todas as dificuldades nos estudos e nos exames. Amém.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.