São Jerônimo: o patrono dos estudos bíblicos e sua jornada de tradução sagrada

São Jerônimo: o patrono dos estudos bíblicos e sua jornada de tradução sagrada

No dia 30 de setembro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Jerônimo, um dos santos mais importantes da história cristã e um dos responsáveis por levar a Palavra por meio das Sagradas Escrituras. Não é por acaso que setembro é dedicado ao estudo e à reflexão sobre a Bíblia, pois é o mês do patrono dos estudos bíblicos.

São Jerônimo, que significa “aquele que traz nome sagrado,” nasceu em 342 na Dalmácia, que abrange hoje territórios da Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. Ele foi filósofo, teólogo, retórico, gramático, historiador e exegeta. Sua humildade e paixão pelas Sagradas Escrituras são os principais destaques.

Sua famosa citação “ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo” reflete seu profundo respeito e amor pela Palavra de Deus. Para ele, o fundamento da Sagrada Escritura estava em Jesus Cristo, o Verbo Encarnado e os profetas do Antigo Testamento haviam previsto Sua vinda.

A jornada espiritual do Santo começou em Roma e também envolve muito estudo. Foi lá que ele começou a estudar as Escrituras e, após uma experiência espiritual profunda, converteu-se ao cristianismo e foi batizado. Posteriormente, fez uma peregrinação à Terra Santa, mas uma doença o impediu de continuar. Jerônimo optou por uma vida de penitência, contemplação e oração no deserto de Cálcida.

O trabalho de tradução e legado de São Jerônimo

São Jerônimo ordenou-se sacerdote em 379 d.C e, sob auxílio do Papa Dâmaso, assumiu a tarefa de revisar a tradução latina dos quatro Evangelhos. Além disso, ele traduziu os Salmos do grego, que junto de seus comentários sobre os textos bíblicos, serviram como notas de rodapé para melhor compreensão bíblica.

Seu trabalho mais significativo foi a tradução dos textos bíblicos do hebraico e grego para o latim, conhecida como Vulgata, que levou aproximadamente 15 anos, finalizada em 405 d.C. A Vulgata se tornou a versão oficial da Bíblia na Igreja por séculos, até que as traduções para línguas modernas ganharam espaço no século XVI.

São Jerônimo faleceu em 419, antes de ver a Vulgata ser publicada em sua totalidade. A versão final, conhecida como “Vulgata Clementina”, foi promulgada pelo Papa Clemente VIII em 1592.

Em sua homenagem a Igreja o declarou padroeiro de todos os estudiosos das Sagradas Escrituras e estabeleceu o Dia da Bíblia (30) no mês de seu aniversário de morte.

Em homenagem ao Santo, que tal buscar mais conhecimento nos estudos bíblicos? O portal IDe+ tem diversas matérias que podem ajudar a compreender a Palavra e estudá-la. Veja algumas indicações:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.