São José de Anchieta: um pouco sobre a vida e a obra do Apóstolo do Brasil

São José de Anchieta: um pouco sobre a vida e a obra do Apóstolo do Brasil Reprodução da obra de Benedito Calixto

Conhecido como o Apóstolo do Brasil, José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias, territórios pertencentes à Espanha. Ingressou na Companhia de Jesus, em Portugal, em 1551 e a partir de lá, começou a sua história com o nosso país.

Anchieta embarcou para o Brasil dois anos depois, com a missão de catequizar os povos originários, de quem se tornou amigo e protetor. É considerado o fundador da cidade São Paulo.

São marcas de sua atuação a disseminação dos ensinamentos cristãos. Para isso, utilizava-se de características próprias e particularidades locais, além de defender os indígenas de abusos cometidos pelos colonizadores portugueses.

Contribuição para a formação nacional

A José de Anchieta é atribuída fundamental contribuição para a formação de uma entidade nacional, tal sua integração com as questões do Brasil. Dramaturgo, poeta, gramático, linguista e historiador, escreveu, em 1595, a primeira gramática do tupi-guarani: “Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil”.

Entre outras obras do Apóstolo do Brasil estão “De beata virgine dei matre Maria”, “Sermão sobre a conversão de São Paulo” e “Cartas Jesuíticas”.

Em 1563, durante uma revolta na aldeia de Iperoig – atual Ubatuba, no litoral norte de São Paulo -, se ofereceu como refém, enquanto o Padre Manuel da Nóbrega, chefe da primeira missão jesuíta no Brasil, tentaria negociar a paz.

Ao sofrer a tentação da quebra de castidade, resistiu à oferta de mulheres nativas durante cinco meses. Prometeu a Nossa Senhora dedicar-lhe seu melhor poema caso saísse casto do cativeiro.

“Por ti, Mãe, o pecador está firme na esperança, caminhar para o céu, lar da bem-aventurança! Ó morada de paz! Canal de água sempre vivo, jorrando água para a vida eterna!
(“Poema à Virgem”, de São José de Anchieta)

Trajetória

José de Anchieta foi ordenado padre em 1566. No ano seguinte, passou a ser Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, exercendo a função até 1585.

Fundou o vilarejo de Reritiba, no Espírito Santo, em 1569, para onde se transferiu no ano de 1595 para permanecer em uma espécie de autoexílio até morrer em 9 de junho de 1597, aos 63 anos.

No dia 24 de abril de 2014, em Roma, passados 417 anos da sua morte, o Papa Francisco assinou o decreto da sua canonização.

Existem 5.350 histórias de pessoas que alcançaram graças ao rezar a José de Anchieta registradas no relatório final dos postuladores sobre a vida do jesuíta. Postulador é a pessoa que orienta uma causa de beatificação ou canonização através dos processos judiciais exigidos pela Igreja Católica Romana.

A oração dedicada ao Apóstolo do Brasil é a mais recorrente entre os que buscam a sua intercessão.

Oração a São José de Anchieta

São José de Anchieta,
Apóstolo do Brasil,
Poeta da Virgem Maria,
Intercede por nós, hoje e sempre.
Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus
Como tu o serviste
Nos mais pobres e necessitados.

Protege-nos de todos os males
Do corpo e da alma.
E, se for vontade de Deus,
Alcança-nos a graça que agora te pedimos (pede-se a graça)
São José de Anchieta, Rogai por nós!
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.