São Judas Tadeu: a vida do santo padroeiro das causas desesperadas

São Judas Tadeu: a vida do santo padroeiro das causas desesperadas

O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo. Na Igreja, 28 de outubro é um dia especial dedicado a honrar e lembrar a vida de São Judas Tadeu, também conhecido como Judas Lebeu, um dos santos mais populares, considerado como o padroeiro das causas desesperadas ou consideradas “perdidas”.

É importante não confundir São Judas Tadeu com Judas Iscariotes, que traiu Jesus.

A devoção entre os católicos se difundiu após o próprio Cristo pedir, numa aparição para Santa Brígida, que a divulgasse. Disse Jesus: “Invocai com grande confiança ao meu apóstolo Judas Tadeu. Prometo socorrer a todos quantos por seu intermédio a mim recorrerem.”

São Judas Tadeu nasceu em Caná, na Galileia, aproximadamente no ano 1 d.C. Era filho de Alfeu e Maria Cleofas. Pouco se sabe sobre sua infância e juventude, mas ele teve uma contribuição mais que importante para o cristianismo: foi um dos doze apóstolos de Jesus, conhecido por seu trabalho missionário.

Fervoroso evangelizador, viajou por várias regiões, como a Mesopotâmia e a Pérsia, para pregar a Boa-Nova. Sua missão era levar a mensagem do Evangelho a lugares nos quais o cristianismo estava se desenvolvendo. Era conhecido por sua humildade, amor ao próximo e poder de cura.

A Tradição conta que São Judas Tadeu realizou curas milagrosas e ajudou muitos em momentos de desespero. Esse poder de intercessão o tornou um santo a quem recorrem aqueles que enfrentam situações difíceis e desafiadoras.

Padroeiro e devoção

São Judas Tadeu é o padroeiro de inúmeras causas e grupos, incluindo os casos desesperados, as causas perdidas e impossíveis e dos hospitais. Muitos devotos buscam sua intercessão em momentos de aflição e dificuldades.

A devoção a São Judas Tadeu é forte em todo o mundo, com igrejas, capelas e santuários dedicados a ele. Alguns dos locais mais de destaque da devoção são a Basílica de São Judas Tadeu, em Manila, nas Filipinas, e a Igreja de São Judas Tadeu, em São Paulo, Brasil.

Oração a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão.

Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo.

Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmão se descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal.

Quero imitar- vos, comprometendo- me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre.

E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade.

Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão (faça o pedido da graça a ser alcançada).

São Judas Tadeu, rogai por nós.

Amém.

 

  • Fonte da oração: Paróquia São Judas Tadeu, em Goiânia, Goiás.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.