São Maximiliano Kolbe: o herói de Auschwitz que se sacrificou por outro prisioneiro

São Maximiliano Kolbe: o herói de Auschwitz que se sacrificou por outro prisioneiro Imagem: reprodução

São Maximiliano Kolbe é um santo que inspira, especialmente por seu ato de supremo sacrifício durante a Segunda Guerra Mundial. Em julho de 1941, no campo de concentração de Auschwitz, Kolbe se ofereceu para morrer no lugar de Franciszek Gajowniczek, um prisioneiro condenado à morte. O gesto de compaixão em meio às atrocidades da Guerra é uma inspiração até hoje para fiéis.

Mas como foi a vida desse Santo? Maximiliano Maria Kolbe nasceu em 8 de janeiro de 1894, na Polônia, em uma família profundamente religiosa. Desde jovem, sentia a vocação religiosa e entrou para a Ordem dos Frades Menores Conventuais. Seus pais o batizaram Raimundo, mas adotou o nome de Maximiliano Maria em honra a Virgem Maria, por quem tinha uma devoção especial.

Visionário e evangelizador incansável, fundou a Milícia da Imaculada (Militia Immaculatae), organização dedicada à conversão dos pecadores e à propagação da fé católica a partir da mediação da Virgem Maria. Para alcançar seus objetivos, utilizou a mídia, fundou revistas e uma estação de rádio que espalhavam mensagens de fé e devoção.

Foto: reprodução

O sacrifício em Auschwitz

Durante a ocupação nazista da Polônia, Kolbe foi preso duas vezes. Na segunda prisão, em 1941, foi enviado para Auschwitz. Em julho daquele ano, um prisioneiro escapou, levando os nazistas a selecionar dez homens para morrerem de fome como punição.

Quando um dos selecionados, Franciszek Gajowniczek, clamou pela vida, mencionando sua família, Kolbe voluntariamente tomou seu lugar. Após duas semanas de fome e desidratação, o Santo foi executado com uma injeção letal em 14 de agosto de 1941.

Franciszek Gajowniczek: Kolbe tomou seu lugar de forma voluntária./Foto: domínio público

São Maximiliano Kolbe foi beatificado pelo Papa Paulo VI em 1971 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 1982. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 14 de agosto, data da sua passagem para a vida eterna. A canonização reconheceu dois milagres atribuídos à sua intercessão: a cura milagrosa de uma mulher com tuberculose e a recuperação de um homem que havia ingerido veneno.

Testemunho do amor cristão e da disposição de dar a própria vida pelos outros, ele é um exemplo a ser seguido. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (João 15,13).

A bondade e o sacrifício podem trazer esperança mesmo nas circunstâncias mais sombrias. Não à toa, ficou conhecido como o protetor do século passado.

Oração para São Maximiliano

“São Maximiliano, agradecemos a Deus pelo bom exemplo de vossa vida. Vós nos ensinastes a amar e, assim, superar o ódio por aqueles que nos prejudicam. Vós nos ensinastes a ter esperança e, assim, superar a depressão e o desespero que muitas vezes nos dominam. Vós nos ensinastes a coragem pelos vossos empreendimentos ousados para Deus e vosso sacrifício pessoal como instrumento da Imaculada. Ore por nós, agora, para que Maria, nossa Mãe, e Jesus, seu Filho, tragam, ao nosso espírito atribulado, paz, calma e alegria. Amém”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.