São Pio de Pietrelcina aceitou e usou seus dons unicamente para a graça de Deus

São Pio de Pietrelcina aceitou e usou seus dons unicamente para a graça de Deus

“Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36-38). As palavras de Jesus Cristo se materializaram na vida de São Pio de Pietrelcina, que viveu humildemente, servindo aos outros sem jamais buscar destaque pessoal. Sua história é sobre uma devoção sincera e pela renúncia a se promover, refletindo a essência do exemplo deixado pelo Senhor.

“Inteiramente recolhido em Deus, levando sempre no corpo a paixão de Jesus, ele foi pão partido para os homens que têm fome do perdão de Deus Pai”. Essa é a descrição feita por São João Paulo II no discurso de de beatificação de São Pio em 1999, conforme escrito no livro “Padre Pio – crucificado por amor”, de Silvana Cobucci Leite (Edições Loyola).

Foi na união com Deus que o Santo encontrou discernimento e forças para seguir a sua missão, sem fraquejar diante de tantas provações. A humildade era seu guia e ele superou todas as tentativas externas de desvios e vaidades para ser instrumento exclusivamente da vontade de Deus.

O compromisso de São Pio

Nascido em 25 de maio de 1887 em Pietrelcina, Itália, como Francisco Forgione, São Pio encontrou sua vocação cedo na vida. Aos cinco anos, já expressava seu chamado espiritual. Ele se afastou das brincadeiras das outras crianças devido às blasfêmias que ouvia. Sua vida, desde então, foi um testemunho constante de devoção e sacrifício.

Na adolescência, ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, após anos de formação e ordenação sacerdotal, foi enviado para San Giovanni Rotondo, lugar no qual viveu até a morte.

Durante os primeiros anos como frei capuchinho, alguns problemas de saúde obrigaram Padre Pio a receber cuidados de sua mãe. Ele sofria de dores fortes no peito, nas costas e de cabeça, febre alta, dificuldades pulmonares e estomacais. Depois de sua ordenação, a saúde frágil  o obrigou a permanecer na casa de seus pais até 1916.

A celebração da Missa era destaque da sua atividade apostólica. Seus fiéis, que o acompanhavam nessas celebrações, ficavam impactados com a espiritualidade profunda, conectada à Paixão de Cristo. Padre Pio recebeu os sinais da Paixão de Cristo em seu próprio corpo e entendeu que Deus o queria para aliviar o sofrimento do seu povo. Ele se dedicou completamente ao Ministério da Confissão e, por meio deste sacramento, procurava aliviar o sofrimento dos corações de seus fiéis e libertá-los das garras do Demônio, que ele chamava de “barba azul”.

O Santo criou, a pedido do Santo Padre, grupos de oração para combater as tristezas e horrores causados pela Segunda Guerra Mundial. Ele fundou a Casa de Alívio do Sofrimento, um hospital que se tornou referência na Europa. Seu interesse sempre foi aliviar tanto o sofrimento físico quanto o espiritual.

Em um vida marcada por um relacionamento íntimo com Deus, de intensa rotina de oração e na compaixão pelos menos favorecidos, também foram muitas as provações. Sua santidade não o impediu de passar por momentos de tempestade. Enfrentou perseguições, foi acusado e viveu difamações. No entanto, manteve uma postura humilde e resignada, confiando na vontade de Deus.

São Pio de Pietrelcina faleceu em 23 de setembro de 1968. Mesmo após sua morte, sua influência e a devoção a ele só cresceram. Canonizado em 2002 pelo Papa João Paulo II, sua vida continua a inspirar milhares de pessoas em todo o mundo a buscar a humildade, a oração fervorosa e o serviço desinteressado ao próximo.

“Este humilde frade capuchinho maravilhou o mundo com sua vida inteiramente dedicada à oração e à escuta dos irmãos”, disse São João Paulo II durante a homilia da Missa de Beatificação de São Pio, em 1999.

Entre os exemplos que deixou, a forma como respondeu ao chamado divino, seguindo Jesus Cristo, deve ser uma inspiração para todos os fiéis. Em tempos de desafios e incertezas, sua humildade e entrega convidam a buscar a cura espiritual e a graça divina por meio da sua intercessão.

Ano de São Pio

Em 2023/2024, a Obra Evangelizar vive o Ano de São Pio, iniciado durante a Festa de Jesus das Santas Chagas, em setembro de 2023, e que seguirá até 23 de setembro de 2024.
O Ano de São Pio de Pietrelcina é uma iniciativa exclusiva da Associação Evangelizar É Preciso para que os fiéis se aproximem ainda mais desse intercessor especial e aprendam sobre sua vida, ensinamentos, carismas e milagres.

_________________________________________________________________________________________________

Ainda não conhece a vida do Santo?

Leia mais:

São Pio de Pietrelcina, “amigo dos anjos”, terá ano especial na Evangelizar É Preciso

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.