“Servir aos outros é a maior virtude que podemos abraçar”. A frase de São Pio de Pietrelcina é uma das que representam o Santo como exemplo de humildade e obediência. No período natalino, quando fiéis se preparam para a chegada de Jesus, a sua entrega ao serviço desinteressado e amor a Deus têm um significado ainda mais especial.
Isso porque, desde a infância, São Pio nutria uma devoção especial pelo Menino Jesus. Ele preparava o presépio com cuidado e muita atenção aos detalhes e fazia a novena em honra a Ele. Sua alegria na Missa da Meia-Noite refletia a elevação da alma, testemunhada pelos que o cercavam.
Em alguns momentos do período natalino, São Pio foi visto segurando o Menino Jesus. Porém, não uma representação de uma imagem, e sim uma visão milagrosa. Renzo Allegri e Padre Raffaele da Sant’Elia partilharam experiências sobre esses acontecimentos em outras situações, como já relatado por Philip Koslosk no Aleteia.
Renzo Allegri contou: “Estávamos rezando o rosário enquanto esperávamos a Missa. Padre Pio estava rezando conosco. De repente, em uma aura de luz, vi o Menino Jesus aparecer nos braços dele. Padre Pio ficou transfigurado, seus olhos fitavam a criança brilhante em seus braços, seu rosto foi tomado por um sorriso atônito. Quando a visão desapareceu, o Padre Pio percebeu o jeito que eu estava olhando para ele e concluiu que eu tinha visto tudo. Mas ele se aproximou de mim e me disse para não contar para ninguém.”
A imagem do Menino Jesus e a humildade de São Pio se entrelaçam. Deus se fez humano, enfrentou dificuldades desde o nascimento, para viver entre Seus filhos e mostrar o caminho. Essa devoção inspira humildade a todo momento.
“Também José subiu de Nazaré, na Galileia, para a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, porque era da casa e da família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam lá, completaram-se os dias da gestação. E Maria deu à luz seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2,4-7)
O amor profundo de São Pio por Deus é marcado pela simplicidade. Ele acolhia o que Deus lhe reservava com um coração aberto, refletindo a humildade da manjedoura onde Jesus nasceu, que tanto lhe inspirou por toda a vida.
“Quem não vê o pequeno Menino Jesus de Belém, cujo advento estamos preparando – quem não vê, digo, que Seu amor pelas almas é incomparável?” (Padre Pio)
Que a presença eterna de São Pio continue a inspirar sobre a humildade e o serviço ao próximo, no Natal e em todos os dias.
Em 2023/2024, a Obra Evangelizar vive o Ano de São Pio, iniciado durante a Festa de Jesus das Santas Chagas, em setembro de 2023, e que seguirá até 23 de setembro de 2024.
O Ano de São Pio de Pietrelcina é uma iniciativa exclusiva da Associação Evangelizar É Preciso para que os fiéis se aproximem ainda mais desse intercessor especial e aprendam sobre sua vida, ensinamentos, carismas e milagres.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.