Saúde feminina: cuidando do corpo e da alma

Saúde feminina: cuidando do corpo e da alma

A vida agitada tem sobrecarregado muitas pessoas. Horas de trabalho, pouco tempo para o lazer e muita cobrança são algumas das características de muitas mulheres brasileiras. E se você se identificou com isso, preste atenção neste texto que fizemos hoje. 

No mês das mulheres, o IDe+ selecionou alguns temas importantes para o dia a dia delas, e hoje vamos falar sobre a importância de cuidar do corpo e da mente femininas. 

 

Saúde e prevenção

Nenhuma pessoa é igual a outra. Há desejos, anseios, emoções, genética e muitas outras características envolvidas na vida de um ser humano. As mulheres também não são iguais umas às outras, especialmente em diferentes fases da vida. 

Por isso mesmo, cuidados com a saúde são a melhor forma de prevenir doenças, tais como o câncer de mama e de colo de útero e a endometriose, por exemplo. 

De acordo com a professora e enfermeira Talita Bischof, em cada uma das fases da mulher, cuidados específicos com a saúde são necessários, no entanto, alguns específicos devem ser realizados por todas. 

“Alimentação saudável, a prática de exercícios físicos com regularidade e exames periódicos fazem toda a diferença na qualidade e expectativa de vida femininas. Além disso, é importante ainda observar as alterações do corpo e sempre procurar ajuda especializada quando necessário”, explica. 

 

Faixas etárias e os cuidados: Infância e Juventude

Na infância e juventude, os hormônios femininos começam a circular. É nessa fase que acontece, por exemplo, o início da menstruação. 

“Algumas meninas sentem vergonha e outras têm medo do que pode acontecer. Por isso, o papel da família na orientação deve acontecer de maneira efetiva”, comenta a enfermeira. 

Após a primeira menstruação, o ideal é sanar dúvidas e orientar a adolescente sobre o que está acontecendo, especialmente quando se trata do uso de absorventes, higiene íntima e tempo médio do ciclo e da menstruação. 

 

Gestação

A gravidez é um dos períodos mais importantes da vida da mulher. Só que é também durante a preparação para o parto que acontecem várias alterações físicas e mentais na vida de uma futura mãe. 

Em cada fase da gestação, alguma coisa diferente acontece. Temos, no começo, um grande acúmulo de energia. Depois a barriga começa a aparecer e com ela alguns desconfortos, como dores nas costas. Por fim, ao final do terceiro trimestre, há possibilidade de retenção de líquidos e dificuldades para dormir. 

Todas essas alterações, segundo a enfermeira, são a preparação do próprio corpo para o momento do nascimento do filho. “Receber amor, carinho e cuidados especiais faz com que a mulher se sinta acolhida e pronta para encarar um desafio que está começando. A família, deste modo, interfere diretamente na forma como a futura mamãe se adapta à nova rotina de vida”.

 

Menopausa

Talita explica que aos 30 anos o corpo da mulher começa a mudar, porque começa o período de envelhecimento celular. Isso acontece porque o metabolismo desacelera, há perda de massa muscular e pode acontecer o aumento de peso. “O fluxo menstrual também pode alterar, assim como temos a redução das chances de engravidar”. 

Mas é na menopausa, para a grande mairoia das mulheres, que o fluxo menstrual termina. É nesse momento que acontece o encerramento do ciclo da fertilidade de uma mulher. Geralmente a menopausa acontece a partir dos 45 anos, apesar de existirem relatos de mulheres com menopausa precoce ou tardia. 

 

Cuidados e prevenção sempre!

Em todas as fases da vida de uma mulher, a única coisa que permanece igual é a necessidade de cuidados e prevenção. Como a própria enfermeira explicou, fazer atividades físicas com regularidade, ter uma alimentação saudável e equilibrada e procurar ajuda especializada ao sinal de qualquer alteração podem garantir uma vida melhor e mais longa. 

Além disso, com tantas atribuições na vida de uma mulher moderna, os cuidados são estendidos também para a saúde mental. Para isso, o lazer, meditação, a espiritualidade e as boas ações são dicas de como é possível ser feliz e viver bem em qualquer idade.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.