Será que o demônio existe mesmo?

Será que o demônio existe mesmo?

Antes de responder se sim ou se não, é importante diferenciar diabo e demônio, uma vez que costumam ser confundidos.

  • Demônios são espíritos maus ou malignos, que têm capacidade de fazer mal às pessoas (Lc 8,2.29).
  • O Diabo ou Satanás é o “príncipe dos demônios” (Mt 12,24).

Na homilia do 31 de outubro de 2014, Papa Francisco fez um dos seus alertas sobre o tema, que têm sido recorrentes. “O diabo não é um mito” e a vida cristã é uma “batalha contra o satanás, o mundo e as paixões da carne”, exclamou.

“Esta geração têm sido levada a acreditar que o diabo é um mito, uma figura, uma ideia, a ideia do mal. Mas o mal existe e devemos combatê-lo”, disse Papa Francisco.

Padre Reginaldo Manzotti explicou a origem do Diabo no livro 20 Passos Para a Paz Interior, da editora Agir, que remete a Adão e Eva e à voz sedutora e semeadora da inveja que se opõe a Deus:”A Escritura e a Tradição da Igreja veem nesse ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo”.

Anteriormente, o Diabo tinha sido um anjo bom, criado por Deus, assim como os demônios eram bons na sua natureza, mas escolherem se tornar maus, renegaram o Senhor e o Seu Reino.

Papa Francisco citou, durante homilia no dia 12 de novembro de 2019, que “a inveja daquele anjo soberbo que não quis aceitar a encarnação” o levou “a destruir a humanidade”. E assim em nosso coração entrou algo: “o ciúme, a inveja, a concorrência”, frisou o Pontífice, quando, ao invés, “podemos viver como irmãos, todos, em paz”. Assim tem início “a luta e a vontade de destruir”.

Jesus Cristo, muitas vezes, nos Evangelhos, expulsou os demônios, que eram os verdadeiros inimigos dele e dos Seus filhos.

Como os demônios são?

Na ânsia de identificar o mal, muitas pessoas querem saber como o Diabo ou os demônios apareceriam em matéria. Qual a cor e fisionomia deles? A Palavra de Deus, contudo, não traz esses detalhes. Sabemos que em cada Diocese, o Bispo nomeia uma padre como exorcista oficial para cuidar de casos de possessão.

“Apesar de haver fenômenos raríssimos de possessão, devemos nos precaver das ações do Diabo, que contrariam os ensinamentos de Jesus e manifestam-se em nós por meio de avareza, do egoísmo, da injustiça e uma série de outras reações negativas. O Diabo também deixa sinais de sua existência por intermédio de superstições e da prática de magia e ocultismo”, explica Padre Reginaldo Manzotti no livro.

Como afastá-los?

Papa Francisco segura a cruz na XIV Estação da Via Sacra (Foto: Vatican Midia)

Alguns caminhos simples e sempre eficazes são “oração, exame de consciência, além de vigilância e calma, como ensinava Isaías, são as respostas justas para desmascarar as astúcias do diabo e não acabar no caminho da mediocridade e da mundanidade”, aconselhou Papa Francisco.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
(Efésios 6,12)


Confira o vídeo da TV Evangelizar com o Padre Chrystian Shankar.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Jasson
    Uma mentira fora do limite, não existe nada desta história
  • Ivo jacinto
    Achei bom mais preciso de mais pois estou estudando de o mundo esperitual
  • E teu medooo

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.