Serei o Amor, de Irmã Míria Therezinha Kolling, inspira devotos

Serei o Amor, de Irmã Míria Therezinha Kolling, inspira devotos

Considerado um verdadeiro marco da música religiosa e do canto litúrgico nacional, o CD Serei o Amor, da Irmã Míria Therezinha Kolling, foi lançado em 1996, pela editora e gravadora Paulus e até hoje influencia e emociona os católicos e fiéis de Santa Teresinha do Menino Jesus, a quem o disco celebra.

O trabalho foi produzido e gravado a pedido do Frei Patrício à própria Irmã Therezinha Kolling e é inspirado na história de espiritualidade e devoção de Santa Teresinha. O CD é uma bela homenagem ao centenário da Santa de Lisieux.

Baseado na vida e nos escritos de Santa Teresinha, o CD apresenta uma missa completa, além de outros cantos para celebrar e meditar.

Os arranjos e a orquestração são assinados pelos maestros Rafael e Ricardo Righini. A interpretação das canções é do grupo Chorus Mutantis e conta com a participação especial de Adélia Issa. Já as letras e as músicas são da Irmã.

O CD reúne a playlist ideal para acompanhar o e-book sobre a vida de Santa Teresinha produzido pela Obra Evangelizar. A publicação dedicada à Santa está disponível inteiramente grátis no Portal IDe+. Basta preencher seus dados aqui para receber a obra por e-mail.

O livro traz também missões motivacionais guiadas para realizar no dia a dia, 24 orações que devem ser feitas em espírito de oração e esperança em Deus e provas de que os altos e baixos da vida podem ter sentido e que também podem ser instrumento para alcançar uma felicidade maior.

Irmã Míria publicou mais de 600 obras

Irmã Míria Therezinha Kolling nasceu na cidade de Dois Irmãos (RS) em 28 de maio de 1939 e faleceu em São Paulo, no dia 5 de maio de 2017. Pertencente à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, ela ficou conhecida como cantora e compositora de música sacra.

Publicou mais de 600 obras, entre missas, catequese e hinos, resultando em mais de 50 álbuns de música. A “Missa da Amizade”, composta em 1970, é considerada sua obra prima.

Foto: Família Missionária /Divulgação

Entrevista para rádio

Confira abaixo os trechos da entrevista que Irmã Míria concedeu ao locutor Altieris Barbiero, da Rádio América, em 28 de julho de 1997:

Por que o nome do CD é Serei o Amor?

Ser o amor é o que caracteriza Santa Terezinha. Ela queria ser tudo. De tão apaixonada que ela era por Deus, que ela dizia: “Eu queria ser apóstolo, profeta, mártir, missionário, tudo, dar a vida por Jesus”. E leu São Paulo aos Coríntios, onde se diz que o maior dom é a caridade. Ela diz que a Igreja é um corpo; e se é um corpo, deve ter um coração. Cada um tem sua função, cada um executa o seu trabalho. E todos em função do bem comum. E se a Igreja é um corpo, ela deve ter um coração. Pronto, achei o meu lugar. Eu vou estar no coração da Igreja. Minha mãe, eu serei o amor! Porque então eu estarei em toda parte, abrangerei tudo, alcançarei todo o tempo, todo o lugar. E é muito bonito. Isso é uma coisa muito forte em Santa Terezinha, caracteriza a espiritualidade dela. Então, por isso mesmo que ela é também missionária. E essa frase: “No coração da Igreja, ser o amor” é muito forte, é muito dela. Por isso que então nós colocamos esse título.

Nós sabemos que há mais de 25 anos a senhora vem evangelizando o Brasil por meio da música sacra. Como começou o seu trabalho de cantora e compositora?

É uma história muito comprida… É uma história mesmo que Deus vai conduzindo a vida da gente, mas desde que começou a renovação no Concílio Vaticano Segundo, a renovação da música, acho que o Brasil foi um dos primeiros que se destacou e começou a promover esses encontros de liturgia e canto pastoral, muita novidade, o canto também na língua vernácula, e em 1971, eu participando dos encontros de canto pastoral, eu percebi que eu tinha esse dom. E meu primeiro trabalho foi a “Missa da Amizade”, que todo mundo canta; depois veio a “Missa da Alegria”, “Ser presença”, aí eu não parei mais. Fui percebendo, cada vez mais claro, que Deus queria isso de mim, e que esse era o meu jeito de servir o povo, através da música, do canto litúrgico, e tem sido uma graça muito grande.

Música também é vocação; ou seja, é dom natural, ou se aprende com muito esforço?

Eu penso que as duas coisas se completam. Já Beethoven dizia que a música, a composição no meu caso também, é 10% de inspiração e 90% de transpiração. Então, eu penso que supondo ao natural, uma inclinação, uma vocação como qualquer outra, e eu acho que é uma coisa muito especial. Eu tive esse cultivo na minha família, todos os meus irmãos cantavam, desde pequena a gente cantava, mas também é fruto de muito esforço, muito trabalho, cultivo, estudo. Até hoje eu estudo e procuro estar sempre aprendendo para poder servir melhor. Eu acho que, hoje em dia, um grande pecado é a gente tocar qualquer coisa e já achar que é compositor, que já sabe tudo. E não é assim! Tem que suar, tem que trabalhar, tem que estudar, se cultivar, rezar também. É uma inspiração que vem de Deus e que nós temos que trabalhar e rezar.

É possível afirmar que a música é hoje um grande instrumento de evangelização?

Sim, e não só hoje, mas sempre foi. Através da música, que é uma linguagem do coração, a gente diz aquilo que as palavras às vezes não conseguem expressar. É uma linguagem universal, que atinge o coração, os sentimentos e cala fundo. Então, você transmitir a mensagem da fé, do amor, o Evangelho, Deus, através da música, vale mais do que muitas palavras.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Nadia Margareth Ely
    Texto de fácil compreensão e confirmando o q já sabia sobre Sta Teresinha: No coração da Igreja serei o amor!! Ñ sabia q a Irmã Kolling era gaúcha!!!
  • Luma
    Linda história de uma pessoa tão doce e que deixou um lindo e maravilhoso legado.
  • Tiago
    Tive a oportunidade de conhecer a Ir. Mírian em um curso de música litúrgica, uma pessoa extremamente afável e que nos fazia sentir a presença de Deus. Deixou belas canções, que vez ou outra escuto na missa ou em momentos de oração. Parabéns pelo texto que é uma justa homenagem para essa religiosa que agora canta as glórias do Senhor no céu.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.