Seria um “sinal de Deus”? O caso da igreja que resistiu a incêndio no Havaí

Seria um “sinal de Deus”? O caso da igreja que resistiu a incêndio no Havaí

A imagem é devastadora: cinzas e destroços tomam conta da paisagem que antes era um dos mais belos recortes da natureza, na cidade de Lahaina, ilha de Maui, no Havaí. Porém, em meio à destruição, a igreja católica Maria Lanakila, que significa “Nossa Senhora da Vitória”, resiste intacta como um símbolo de esperança em um momento de profunda dor e de desespero.

Em agosto, o incêndio de proporções avassaladoras destruiu o estado dos Estados Unidos famoso pela sua natureza, praias e povo acolhedor. Sem explicações fáceis ou óbvias, a igreja católica, fundada em 1846, segue firme. Não foi atingida pelo fogo.

Como contou Monsenhor Terrence Watanabe, pároco da paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Maui, ao jornal local The Star-Advertiser, fiéis acreditam ser um “sinal de Deus”.

“Para nós, é um milagre. Quando vimos as notícias e vimos que o campanário [ainda] ascendia sobre toda a cidade, foi uma paisagem maravilhosa de se ver”, comemorou.

Foto: Paula Ramon/AFP

Assim como todos os habitantes da cidade, que já foi o antigo reino havaiano, Monsenhor Terrence vive o luto pelas consequências do incêndio considerado o mais letal dos Estados Unidos em mais de 100 anos.

Segundo informações das autoridades locais, mais de 11 mil pessoas foram retiradas das suas casas, pelo menos 115 morreram e centenas ainda estão desaparecidas. Espécies nativas da flora e animais também foram vítimas.

Em meio à dor, a imagem da igreja intacta foi celebrada por muitas pessoas, especialmente as que vivem ou viviam na ilha. O vídeo compartilhado no Tiktok soma milhões de visualizações.

É mesmo um sinal?

Embora seja um consolo e exista beleza na observação de um templo de Deus resistir a um incêndio tão devastador, não é possível dizer que foi um milagre, já que podem existir razões materiais, lógicas ou científicas para o que ocorreu.

Porém, entender “sinal” como um significado e interpretar esse acontecimento como prova de força, resiliência e esperança na reconstrução e novos dias que chegarão após a tempestade, é algo bem-vindo.

“Depois da tempestade vem a bonança” (Mateus 10,16-23).

A passagem bíblica do livro de Mateus mostra que a promessa de Deus não é apenas de alegrias. Há no mundo tribulações, tempestades e dores. Porém, Ele acompanha e ampara Seus filhos a todo momento e a Sua promessa da Boa-Nova é viva (Mt 13,20-21).

O que causou o incêndio no Havaí?

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Pelas informações divulgadas pelas autoridades locais, é possível que um furacão tenha agravado a catástrofe, seguido de ventos fortes, baixa umidade e vegetação seca.

No dia 24 de agosto, o condado de Maui processou a Hawaii Electric Company (Heco), alegando que a tragédia poderia ter sido evitada se o serviço de energia elétrica tivesse sido cortado. Mesmo com os muitos alertas de ventos fortes devido à proximidade de um furacão, as linhas foram mantidas em funcionamento.

Algumas das provas que podem contribuir com o processo são vídeos supostamente gravados antes de as chamas arrasarem a cidade, que mostram a vegetação sendo consumida pelo fogo gerado por faíscas originadas de cabos caídos no chão.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.