A Sexta-Feira Santa é uma data extremamente significativa para os cristãos, pois representa a crucificação e a morte de Jesus Cristo. O Filho de Deus foi condenado injustamente pelas autoridades romanas e crucificado ao lado de dois criminosos nesse dia, quase 2000 anos atrás.
Disso, todo mundo sabe. Ou pelo menos deveria saber. E que a tradição católica orienta que seja uma data de reflexão e renovação da fé: um momento de lembrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz pelo perdão dos pecados da humanidade.
Mas há algo ainda desconhecido sobre a Sexta-Feira Santa e a sua celebração? Desconhecido não, mas pouco difundido, sim. Por isso mesmo, o Portal IDe+ separou sete curiosidades sobre a data que talvez você ainda não saiba, porém agora vai saber!
Você já pode ter se dado conta disso ou não, mas a Sexta-Feira Santa é um dos três únicos feriados móveis do Brasil, ao lado do Carnaval e do Corpus Christi. Isso se dá graças ao sistema que foi desenvolvido para tentar calcular a Páscoa a partir do céu, acomodando a celebração em calendários diferentes.
A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra nenhuma Missa. Em todos os outros dias, inclusive da própria Semana Santa, como o a Páscoa, por exemplo, as celebrações acontecem normalmente. Conforme a tradição cristã, a data deve ser de silêncio, inclusive nos próprios templos.
Muitos católicos aderem ao jejum com foco na carne vermelha, por se tratar de um dia reservado para a prática de abstinências. Uma tradição milenar do catolicismo que se mantém firme. As restrições à carne vermelha, porém, contemplam também o frango e outras aves. A única carne permitida para quem adere a esse jejum é a de peixe. Por isso, para várias famílias, hoje é dia de bacalhau.
A mesma tradição também é clara sobre este tema: não se pode matar qualquer animal na Sexta-Feira Santa, mesmo que seja para a alimentação. Muitos pecuaristas também não tiram leite das vacas. No entanto, como elas precisam ser ordenhadas diariamente para não desenvolverem infecções ou outros problemas de saúde, católicos tiram o leite das vacas, mas destinam o apurado para doação.
Nada de namoro nem relações sexuais neste dia. A tradição também é clara sobre esse tema. Os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer, por se tratar de uma data dedicada à abstinência e à reflexão. Nada de bebedeira também. O vinho é a única bebida permitida, mas com moderação.
A maior representação da Paixão de Cristo no mundo acontece no Brasil. Trata-se da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, criada nos anos 1950 e celebrada todos os anos durante a Semana Santa no interior de Pernambuco. Atores consagrados já fizeram parte da encenação realizada no teatro que é considerado o maior a céu aberto do planeta.
O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado em Jerusalém, é o principal ponto de peregrinação em Israel. Os 600 metros percorridos pelo Filho de Deus ao longo da Via Dolorosa o levaram ao local da crucificação, onde foi erguida a Basílica do Santo Sepulcro. Um dos lugares mais sagrados para os cristãos e, por isso mesmo, o que recebe o maior número de visitantes na Terra Santa.
> “Pode varrer a casa na Semana Santa”? Tradições só não devem afastar da mensagem central
> Filmes sobre crucificação e ressurreição de Cristo para assistir na Semana Santa
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.