Sete curiosidades que talvez você ainda não saiba sobre a Sexta-Feira Santa

Sete curiosidades que talvez você ainda não saiba sobre a Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa é uma data extremamente significativa para os cristãos, pois representa a crucificação e a morte de Jesus Cristo. O Filho de Deus foi condenado injustamente pelas autoridades romanas e crucificado ao lado de dois criminosos nesse dia, quase 2000 anos atrás.

Disso, todo mundo sabe. Ou pelo menos deveria saber. E que a tradição católica orienta que seja uma data de reflexão e renovação da fé: um momento de lembrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz pelo perdão dos pecados da humanidade.

Mas há algo ainda desconhecido sobre a Sexta-Feira Santa e a sua celebração? Desconhecido não, mas pouco difundido, sim. Por isso mesmo, o Portal IDe+ separou sete curiosidades sobre a data que talvez você ainda não saiba, porém agora vai saber!

 

Curiosidades da Sexta-Feira Santa

1. Feriado móvel

Você já pode ter se dado conta disso ou não, mas a Sexta-Feira Santa é um dos três únicos feriados móveis do Brasil, ao lado do Carnaval e do Corpus Christi. Isso se dá graças ao sistema que foi desenvolvido para tentar calcular a Páscoa a partir do céu, acomodando a celebração em calendários diferentes. 

2. Nada de Missas

A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra nenhuma Missa. Em todos os outros dias, inclusive da própria Semana Santa, como o a Páscoa, por exemplo, as celebrações acontecem normalmente. Conforme a tradição cristã, a data deve ser de silêncio, inclusive nos próprios templos.

3. Frango também proibido

Muitos católicos aderem ao jejum com foco na carne vermelha, por se tratar de um dia reservado para a prática de abstinências. Uma tradição milenar do catolicismo que se mantém firme. As restrições à carne vermelha, porém, contemplam também o frango e outras aves. A única carne permitida para quem adere a esse jejum é a de peixe. Por isso, para várias famílias, hoje é dia de bacalhau.

4. Mortes de animais proibida

A mesma tradição também é clara sobre este tema: não se pode matar qualquer animal na Sexta-Feira Santa, mesmo que seja para a alimentação. Muitos pecuaristas também não tiram leite das vacas. No entanto, como elas precisam ser ordenhadas diariamente para não desenvolverem infecções ou outros problemas de saúde, católicos tiram o leite das vacas, mas destinam o apurado para doação.

5. Jejum também sexual

Nada de namoro nem relações sexuais neste dia. A tradição também é clara sobre esse tema. Os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer, por se tratar de uma data dedicada à abstinência e à reflexão. Nada de bebedeira também. O vinho é a única bebida permitida, mas com moderação.

6. Brasil tem a maior Paixão

A maior representação da Paixão de Cristo no mundo acontece no Brasil. Trata-se da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, criada nos anos 1950 e celebrada todos os anos durante a Semana Santa no interior de Pernambuco. Atores consagrados já fizeram parte da encenação realizada no teatro que é considerado o maior a céu aberto do planeta.

7. Local da crucificação é o mais visitado

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado em Jerusalém, é o principal ponto de peregrinação em Israel. Os 600 metros percorridos pelo Filho de Deus ao longo da Via Dolorosa o levaram ao local da crucificação, onde foi erguida a Basílica do Santo Sepulcro. Um dos lugares mais sagrados para os cristãos e, por isso mesmo, o que recebe o maior número de visitantes na Terra Santa.

 

Leia mais sobre a Semana Santa:

> “Pode varrer a casa na Semana Santa”? Tradições só não devem afastar da mensagem central

> Filmes sobre crucificação e ressurreição de Cristo para assistir na Semana Santa

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Gostei! Eu sabia que o jejum de carne inclui todas as carnes, exceto peixes. Eu gosto mais de frango, e o meu maior sacrifício é ficar sem frango nesse dia. Como eu também não gosto de peixe, meu jejum é bem curioso. Nesse dia, eu me alimento apenas de massa sem qualquer recheio de carne. Eu como macarrão ou lasanha de queijo. Sabia do feriado móvel. Inclusive, caiu mais cedo este ano, não é? A Páscoa ocorre sempre na semana da Lua Cheia. Sabia do jejum de namoro. O que também vale para namoro virtual, não é? Isto já é parte da realidade moderna, porque muitos têm um namorado que mora longe ou que conheceu na internet. Neste dia, nada de troca de fotos ou papos íntimos. O papo com o namorado deve ser leve. Vale a pena uma vídeo chamada com orações. Não sabia sobre a proibição de morte de animais. Dicas de textos: *como a igreja vê o namoro virtual? *o significado da Lua Cheia na Páscoa. *Receitas para quem não gosta de peixe nesta data.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.