Setembro Amarelo: cuide da saúde mental com esperança, fé e apoio profissional

Setembro Amarelo: cuide da saúde mental com esperança, fé e apoio profissional

Setembro Amarelo é uma campanha mundial dedicada à conscientização e prevenção ao suicídio. Para o ano de 2023, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) lança a campanha “Se precisar, peça ajuda”, com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre esse tema delicado e colaborar para a prevenção do suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil casos são registrados em todo o mundo a cada ano. No Brasil, aproximadamente 14 mil ocorrem anualmente, o que equivale a uma média de 38 pessoas que tiram suas próprias vidas todos os dias. Entre 2010 e 2019, houve um aumento de 43% nos casos registrados no país.

Os números são alarmantes e lembram da urgência de abordar a questão da saúde mental.

“A morte por suicídio é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base”, afirma o presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva.

É fundamental deixar a vergonha de lado quando o assunto é saúde mental e promover um ambiente acolhedor para a discussão aberta sobre o assunto. Diversas vezes, Papa Francisco manifestou sua preocupação com os casos registrados. O Pontífice convoca toda a sociedade a pedir ajuda e recebê-la.

Nesse contexto, veja algumas dicas que podem auxiliar a promover a saúde mental:

  • Grupos de convivência e apoio: participar de grupos de convivência e apoio pode ser uma fonte valiosa de suporte emocional. O apoio de pessoas que passaram por experiências semelhantes pode ser reconfortante e inspirador.
  • Busque por ajuda profissional: é fundamental buscar profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, que estão preparados para fornecer o amparo adequado e tratamento.
  • Histórias inspiradoras: conhecer histórias de pessoas que superaram desafios de saúde mental pode inspirar e mostrar que a recuperação é possível. Compartilhar narrativas de esperança e resiliência pode fazer uma diferença significativa.
  • Cultura e arte como terapia: a expressão artística, na música, pintura, escrita ou outras formas de arte, pode ser uma poderosa ferramenta terapêutica. Participar de atividades artísticas pode contribuir para a expressão emocional.
  • Tecnologia e recursos online: destaque aplicativos e recursos online que oferecem informações sobre saúde mental e ferramentas para o bem-estar emocional e pedidos de ajuda. A tecnologia pode ser uma aliada na busca por apoio.

Cuidar da saúde mental é uma expressão de fé e amor ao próximo, e é uma responsabilidade que deve ser compartilhada como comunidade.

Em Filipenses 4,6-7, há a seguinte passagem bíblica: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”

Procure ajuda

Busque amparo em momentos difíceis.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) vai ouvir e apoiar. 

Ligue 188 e converse com alguém que se importa.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.