Seu corpo é um templo do Espírito Santo

Seu corpo é um templo do Espírito Santo

“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habi­ta em vós, o qual recebes­tes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (I Coríntios, 6).

A passagem bíblica convida a uma reflexão muito importante: o corpo é o local onde habita o Espírito Santo. Mas o que isso verdadeiramente significa?

Na passagem citada, compreendemos que todos os indivíduos têm no seu próprio corpo um espaço para a presença de Deus. O Templo, desde o Antigo Testamento, é explicado como um lugar construído para a morada de Deus. Era nesse espaço que Ele se manifestava e, quando isso acontecia, o lugar enchia-se com a nuvem da glória do Senhor. 

É exatamente nesse ponto que começa-se a relação entre o corpo e o Templo do Espírito Santo

Por que o corpo é o templo do Espírito Santo 

Na mesma passagem bíblica citada anteriormente, o apóstolo Paulo demonstra que cada indivíduo é um templo que Deus habita. Isso significa que, individualmente, o corpo é um espaço destinado aos anseios de Deus. 

Se Deus preenche os espaços com sua glória, nosso corpo também se enche dessa luz quando abrimos ainda mais espaço para o Senhor. 

Dessa maneira, o Espírito Santo habita todos os cristãos, porque mesmo com nosso corpo físico, pertencemos a Deus. O corpo é, assim, um templo. 

Templo que é para nós, cristãos, alma que habita o corpo. Sem Ele, não temos vida, não sabemos exercê-la. Quando Deus e o Espírito Santo habitam nosso corpo, vivemos por Seus dons e ensinamentos.

Sobre os dons do Espírito Santo, tem um conteúdo bem especial aqui no IDe+.

Origem do significado

Templo é uma palavra que vem do grego e que tem dois significados: o primeiro deles é hieron e se refere ao que entendemos como qualquer ambiente (um templo convencional). Já a segunda significação é referente à palavra naos, e ela se refere a um lugar sagrado, um templo tal como conhecemos. 

É exatamente nesse segundo que temos a explicação do lugar que o Espírito Santo habita em nós. Nosso corpo, como um lugar sagrado, é o espaço onde Deus habita seu próprio povo e, segundo o apóstolo Paulo, é o corpo individual do cristão que o Espírito Santo de Deus fixa sua residência. 

Portanto, de nada importa a casa física para representar a dimensão de Deus, porque Ele está dentro de nós.

Um templo que deve ser cuidado

Quanto mais cuidamos do templo que Deus habita, mais conseguimos sentir sua dimensão. Deus habita o lugar onde há verdade e luz, um espaço que é próprio ao Espírito Santo, que faz o bem e que recebe a presença dEle com amor. 

Assim sendo, o cristão deve ter um templo bem cuidado, sem imoralidades ou práticas que desagradam ao Senhor. Portanto, quem verdadeiramente entende que o corpo é lugar sagrado compreende que é um espaço que deve cumprir as vontades e ensinamentos de Deus. Em decorrência dessa afirmação, entende-se que é só assim que o corpo habitado pelo Senhor será um espaço eterno para a salvação. 

Por exemplo, o Padre Reginaldo nos ensina neste texto que deveríamos permitir e pedir que o Espírito Santo viesse sobre nós e queimasse o que é fútil, pueril, o que é máscara, o que é alma gelada e coração duro.

“Estamos com as portas do coração fechadas e, às vezes, queremos também fechar as portas da própria Igreja, quando nos faltam os frutos do Espírito Santo e excluímos pessoas”.

 

Quanto mais investimos no nosso corpo, mais espaço abrimos para Deus

O mundo moderno tem feito as pessoas esquecerem a noção do que é sagrado. “Por isso, não podemos nos fechar a esse fogo que queima e faz insuportável viver sem Deus”, completa o Sacerdote.

Quando o ser humano percebe que o Espírito Santo pode operar mudanças importantes, sabe escolher um fio condutor para apropriar-se dos dons do Espírito Santo e mudar completamente a sua própria vida. Quando O deixamos agir sobre nós, nos completamos da graça e plenitude de Deus. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ronaldo
    Muito bom, que Deus continue abençoando
  • Jurandir Lindozo Mendes
    Olha eu amei gostei muito Deus é maravilhoso só à traveis dele pordemos ter nossa salvação muito bom este conteúdo à prendi muitas q eu precisava saber obrigado
  • Kleber
    Não explicou oque eu perguntei no Google,não achei relevante.oque falou o texto já se sabe atravéz da palavra.mas oque eu gostaria de saber eu perguntei mas não tive resposta clara
  • Carlos Augusto Sanchez Mata
    Aloha! Muitíssimo bom dia. Gratidão Eterna. Considero que o corpo físico é realmente um Templo Sagrado, onde está localizado dentro do Templo Coração ❤️ a Essência Crística. Um Forte Abraço 🫂 Fraterno para todos vocês. Namastê!
  • Maria José
    Muito interessante o texto, bom seria que todos nós, investissimos nesse templo. Sou cristã evangélica e tenho muito apreço nos estudos bíblico. Gratidão
  • Gilberto Gomes da Costa
    Gostei gosto de ler as coisa de Deus
  • Maria de Lourdes M G da Silva
    Bem explicado! Parabéns! Me foi muito útil, obrigada.
  • Carlos Silva
    Acordei meditando nesta base de vida,e,olhando o cel.encotro esse lindo ensinamento. Muito importante. Q Deus nos abençoe !!!
  • Vani Alves Félix
    Quando a pessoa é cremada está destruindo o corpo que habita o Espírito Santo?
  • OVIDIO GARCIA
    muito bom
  • Calixto Medrado da Silva
    O Espírito Santo de Deus tem que ser prioritário em nossas vidas
  • Lucilio idio dutra
    Muito bom !!!!!
  • Cleusa Maria Gomes
    Muito bom obrigada Deus abençoe vcs
  • Jacqueline
    Eu gostei muito abriu minha visão em mu8tas coisas
  • Seminárista: Valdez Raimundo Mabasso
    Eu achei muito importante, porquê hojé puderei tratar do mesmo tema com os meus catecúmenos, vejo que terrei que usar está ferramenta para alimentar a minha fé e também a fé dos irmãos na catequese hojé. Obrigado pela vossa partilha
  • Waldemar Alves da Cruz
    Selenite comentário de aguda que faz relembrar da importância do critao viver na presença de Deus,
  • Erinalda Lourenço
    Ótimo maravilhoso
  • Valsousa
    Lindo maravilhoso adorei
  • Marli
    Apesar de não entender do assunto graças sei muito
  • Gostei muito
    Obrigada por me fornecer esse aprendizado,usarei para um trabalho no seminário.
  • Josemar
    Muito bom aprendi muito
  • Silva
    O conteúdo é bom, mas deve ser mais profundo quanto a explicação da área do ser humano que é considerado templo do Espírito Santo. Uma vez que o ser humano é trino(corpo,alma e espírito). Obrigado
  • Bernardo Bazoti Filho Excelente mensagem, amei!!
  • Alaide MARIA DE MELO Lopes
    Lindo. Bem explicado.
  • Edileusa Pereira Garcia
    Maravilhosa essas palavras de Deus 🙏 Que enche nossos corações de amor 🙏 para com Deus 🙏 Obrigada Senhor por tantas bençãos e por muitas que virão ainda
  • Elinete Pereira Da Conceição Dos Anjos
    Excelente, me ajudou bastante na compreensão de como estabelecer comunhão com Deus o Criador. Que haja renovação continua da unção de PERMANÊNCIA do Espírito santo em nossas vidas. Amém!
  • Laércio Neri Ramos
    Muito bom como é bom aprender algo quê faz se aproxima de Deus.
  • Gyzelly
    Gostaria de me dedicar mais pra saber exatamente como me entregar ao Espírito Santo 🕊️❤️ e deixar ele inundar todo o meu ser assim como em Pentecostes ... existe algum exercício pra que esse belíssimo momento aconteça ? ❤️‍🔥
  • Laci Silva Rocha
    Esse texto bíblico, permite refletirmos sobre, " eu como cristã estou vivendo a Fé dentro da Igreja". Quantas vezes nos desviamos da palavra de Deus e optamos pelas coisas do mundo. Frequentar a Igreja eh pouco, preciso praticar e fazer uso da palavra,qtas vezes fico cega, muda por nao dar o verdadeiro importância no que sei ser certo mas prefiro desviar.
  • Laci Silva Rocha
    Esse texto bíblico, permite refletirmos sobre, " eu como cristã estou vivendo a Fé dentro da Igreja". Quantas vezes nos desviamos da palavra de Deus e optamos pelas coisas do mundo. Frequentar a Igreja eh pouco, preciso praticar e fazer uso da palavra,qtas vezes fico cega, muda por nao dar o verdadeiro importância no que sei ser certo mas prefiro desviar.
  • Muito legal
  • Laene das graças Barbosa
    Maravilhoso!Gostei muito desse conteúdo.
  • O conteúdo foi_me muito útil, obrigada!
  • Muito bom gostei muito
  • EZEQUIEL REIS MARINHO
    ÓTIMO BASTANTE ELUCIDATIVO E VERDADEIRA A AFIRMAÇÃO QUE TENHO CERTEZA VEIO PÊLO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DESSE SERVO DE DEUS PARA O ESCLARECIMENTO DAQUELES QUE DESEJAM ADORAR AO SENHOR EM ESPÍRITO E VERDADE AMEM. PR.EZEQUIEL POR CHAMADO AMEM!
  • Flávia I Freitas
    É bíblica essa afirmação “o vosso corpo é templo do Espírito Santo” por isso devemos cuidar dele com respeito e zelo. Na antiguidade o templo era o lugar onde Deus se manifestava em glória, mas a providência divina quis que o Espírito de Deus também habitasse em nós, somos preenchidos com essa luz divina quando nos convertemos. No entanto, para continuarmos templo do Espírito Santo precisamos nos manter vigilantes, buscar a santidade diariamente, porque Ele não vai continuar habitando em um corpo que se corrompe. As bênçãos de ter o Espírito Santo são tantas que vale a pena qualquer sacrifício! Shalom
  • Helsio
    Achei muito e
  • Helsio
    Achei
  • Jose Brito
    Achei muito interessante,ajudou-me bastante este conteúdo.Deus abençoe muito
  • Tatyana Casarino
    Amei o conteúdo. Um dos meus textos favoritos do IDe+ até o momento. Gostaria de ler mais sobre o assunto.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.