Os Transtornos do Espectro Autista (TEAs) se manifestam nos primeiros anos de vida e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Os sinais são variados e vão desde a ausência de contato interpessoal até apenas menos dificuldade de interação social, com diferentes possibilidades de tratamentos, gerando muitas dúvidas entre pais e responsáveis.
Na semana em que incide o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo (2 de abril), a próxima edição do Papo IDe+, que vai ao ar no sábado (8), excepcionalmente às 14h devido à Programação Especial de Semana Santa, na TV Evangelizar, será todo dedicado ao tema, com aprofundamentos e esclarecimentos importantes, sobre os transtornos cuja incidência, como vamos saber no programa, parece estar mais alta nos últimos tempos.
O papo conduzido pela jornalista Tati Ayres tem como convidados o neuropediatra especialista em autismo Paulo Liberalesso e a pedagoga da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Priscila do Rocio, e foi além de sintomas e tratamentos, com um olhar diferenciado para as famílias que têm alguém com essas condições, como elas podem ser impactadas e como devem reagir para melhor condução do quadro.
Segundo Paulo, “quando você compara mães de crianças neurotípicas e mães de crianças autistas, o índice de suicídio do segundo grupo é muito maior. Essas mulheres morrem porque param de cuidar de si”. Um dos alertas graves feitos pelo médico.
Já Priscila destacou, entre outros pontos, a responsabilidade de cada um nesse processo:
“Você vai levar seu filho para o atendimento em uma clínica, mas se a família não fizer a parte dela o resultado é zero. Não é a pessoa autista que tem que se adaptar ao entorno. Somos nós que temos que fazer essa inclusão”, defende a profissional.
A data celebrada neste domingo foi estabelecida em 2007 e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
O programa Papo IDe+ vai ao ar todos os sábados, sempre às 19h30, e é resultado de uma parceria do portal IDe+ com a TV Evangelizar. Temas como migração, autismo, silêncio, finanças e luto estão contemplados nos nove episódios da primeira temporada.
A cada encontro, Tati Ayres recebe dois convidados para uma conversa leve e acolhedora, levando em consideração dois vieses: a perspectiva da fé católica e de profissionais que trabalham o assunto ou personagens que vivenciaram ou estão imersos no contexto abordado.
Todos os programas também estão disponíveis por streaming, no IDeplay, plataforma que faz parte da Rede Evangelizar.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.