Tecnologia e inovação: Áreas em alta no mercado de trabalho

Tecnologia e inovação: Áreas em alta no mercado de trabalho

Está precisando fazer um curso ou ampliar suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho? Quer estar na frente quando o assunto é novidade? Vai voltar a estudar ou começar uma graduação? Se você respondeu sim para alguma destas perguntas, o texto de hoje é para você. 

Desde o início da pandemia, algumas áreas de atuação têm ganhado destaque. Isso porque, a obrigatoriedade do distanciamento social e novas formas de comprar (e vender) impulsionaram diferentes mercados. Por isso mesmo, as profissões na área da tecnologia são a primeira tendência quando o assunto é oportunidade de trabalho. 

O Linkedin, uma das maiores redes sociais de emprego do mundo, apontou que  o setor de tecnologia deve ser o principal responsável por movimentar as oportunidades de trabalho no Brasil nos próximos anos. Pesquisa que o professor da área, Carlos Eduardo Andrade Iatskiu, concorda. 

“A grande maioria das empresas de tecnologia não encontra profissionais qualificados no mercado de trabalho. São muitas vagas disponíveis e poucas pessoas aptas a preenchê-las”, disse. 

Entre as vagas na área da tecnologia que estão aquecendo o mercado, destaque para de recrutador especializado em tecnologia; engenharia de confiabilidade de sites; engenharia de dados; especialista em cibersegurança; engenharia de machine learning; cientista de dados e analista de desenvolvimento de sistemas. 

 

Como atuar neste mercado?

A mesma lista do Linkedin com as 25 áreas mais procuradas tem apenas três áreas que não estão ligadas à tecnologia (enfermagem, design e gerente de equipe/produto). 

Muitas vagas disponíveis não garantem que todos os profissionais consigam um lugar de destaque no mercado, até porque, a área exige um conhecimento especializado e aprofundado em diferentes ramos, como matemática, lógica e até mesmo eletrônica (como física, por exemplo). 

O professor recomenda que, caso você tenha interesse em entrar na área, deve primeiramente procurar se capacitar. 

“Existem vários cursos de graduação ou formação continuada que podem deixar o profissional preparado para atuar na área. E como são várias possibilidades, escolher o que mais se encaixa em seu perfil é uma boa dica para começar”, explica. 

Possibilidades de atuação no mercado internacional

Como citamos anteriormente, a pandemia acelerou a necessidade do uso de ferramentas tecnológicas. Com isso, aumentou a demanda por profissionais que consigam atender a essa nova realidade. Mas essa não é uma exclusividade brasileira. Países do mundo inteiro estão com alta empregabilidade no setor. 

Carlos Eduardo cita, inclusive, que muitos dos profissionais conseguiram bons empregos em empresas do exterior, mas sem sair do Brasil. “Trabalhando em casa, os profissionais da tecnologia podem atuar em empresas de qualquer lugar do mundo, se adaptando aos horários e rotinas produtivas. Para muitas pessoas, essa é outra vantagem da área”. 

Além disso, trabalhando em empresas estrangeiras, há chance de receber nas moedas dos países sede, como dólar ou euro. Também há oportunidades de trabalho em projetos específicos, em que o profissional pode atuar por tempo determinado e valor pré-estabelecido. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.