Semanalmente aos domingos, muitas famílias se reúnem para ir à Santa Missa. Na igreja, celebram a Palavra do Senhor e dedicam um tempo muito especial para fazer suas orações e estar na Casa do Pai. E em um dia tão especial assim, uma das perguntas que alguns fiéis costumam fazer é: com que roupa eu devo ir à Missa? E mais, será que há um traje certo para ir até a Igreja?
A resposta para essa pergunta é: sim! A Santa Missa dominical é um dia de guarda, muito importante para católicos. Por isso, não é como ir para qualquer lugar. Como é um momento importante, a preparação deve ser tão relevante quanto. Até mesmo os Padres e Sacerdotes têm vestes litúrgicas específicas para a celebração.
No entanto, isso não significa que é preciso se arrumar e escolher sempre as melhores roupas. O ideal mesmo é preparar-se interna e externamente para valorizar a Palavra. Ou seja, não adianta colocar uma roupa bonita se o seu coração estiver vazio e sem abertura para ouvir o que será exposto.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (número 1387), “para se prepararem convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito na sua Igreja (222). A atitude corporal (gestos, traje) deve traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo Se torna nosso hóspede”.
Essa explicação destaca a importância de estar bem vestido durante a Santa Missa. Assim como a igreja estará limpa para lhe receber, o ideal é que você também vá com roupas confortáveis, limpas e que não apareçam mais do que o motivo por você estar no local: Jesus Cristo. Dessa forma, o bom senso é o começo para a escolha do que vai vestir.
Foto: Felipe Gusso
O teólogo e cardeal Caetano, comentador de Santo Tomás de Aquino, explicou que as vestes devem ter quatro fins durante as celebrações da Missa:
A explicação do cardeal aponta, junto dos ensinamentos do Catecismo, para uma roupa de ir à Missa que cumpra esses fins e, ao mesmo tempo, demonstre respeito a Deus. Esse traje deve ser simples, modesto e digno, capaz de cumprir o objetivo de participar do banquete do Cordeiro.
Foto: Felipe Gusso
Ir à Missa não é a mesma coisa que ir à praia ou então a uma festa. O espaço é social, onde a comunidade se encontra e celebra junto a partilha. Por isso mesmo não é conveniente usar bonés, chinelos, roupas decotadas ou com muito brilho. Outro detalhe é que você não precisa passar muita maquiagem nem usar muitas joias. A simplicidade da roupa é muito mais aceita.
Durante a semana, é possível ir com as vestes de trabalho, incluindo uniformes corporativos. Aos domingos, no entanto, é preferível ir mais arrumado: dedique seu tempo e sua melhor versão para o encontro com Jesus.
Mais do que a roupa que se veste, o Catecismo também ensina que o coração deve estar aberto para participar da Santa Missa. Sem o coração presente, de nada adianta cumprir as etiquetas expostas. O desejo de amar a Deus e entrar em Sua comunhão sempre devem prevalecer.
O mais importante é sempre estar de coração aberto para celebrar a Santa Missa. Foto: Felipe Gusso
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.