Tem ou não roupa certa para ir à Santa Missa?

Tem ou não roupa certa para ir à Santa Missa?

Semanalmente aos domingos, muitas famílias se reúnem para ir à Santa Missa. Na igreja, celebram a Palavra do Senhor e dedicam um tempo muito especial para fazer suas orações e estar na Casa do Pai. E em um dia tão especial assim, uma das perguntas que alguns fiéis costumam fazer é: com que roupa eu devo ir à Missa? E mais, será que há um traje certo para ir até a Igreja?

A resposta para essa pergunta é: sim! A Santa Missa dominical é um dia de guarda, muito importante para católicos. Por isso, não é como ir para qualquer lugar. Como é um momento importante, a preparação deve ser tão relevante quanto. Até mesmo os Padres e Sacerdotes têm vestes litúrgicas específicas para a celebração. 

No entanto, isso não significa que é preciso se arrumar e escolher sempre as melhores roupas. O ideal mesmo é preparar-se interna e externamente para valorizar a Palavra. Ou seja, não adianta colocar uma roupa bonita se o seu coração estiver vazio e sem abertura para ouvir o que será exposto. 

 

E sobre os trajes?

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (número 1387), “para se prepararem convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito na sua Igreja (222). A atitude corporal (gestos, traje) deve traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo Se torna nosso hóspede”. 

Essa explicação destaca a importância de estar bem vestido durante a Santa Missa. Assim como a igreja estará limpa para lhe receber, o ideal é que você também vá com roupas confortáveis, limpas e que não apareçam mais do que o motivo por você estar no local: Jesus Cristo. Dessa forma, o bom senso é o começo para a escolha do que vai vestir.

Foto: Felipe Gusso

 

Vestuário com 4 fins

O teólogo e cardeal Caetano, comentador de Santo Tomás de Aquino, explicou que as vestes devem ter quatro fins durante as celebrações da Missa:

  1.  O primeiro deles é o físico (usado para nos protegermos do frio ou do calor excessivo, por exemplo);
  2. O segundo é o moral (cobrir a nudez);
  3. O terceiro diz respeito ao fim estético (ou seja, uma aparência boa);
  4. O quarto e último é o social, que diz respeito à conservação da dignidade e decência das roupas. 

A explicação do cardeal aponta, junto dos ensinamentos do Catecismo, para uma roupa de ir à Missa que cumpra esses fins e, ao mesmo tempo, demonstre respeito a Deus. Esse traje deve ser simples, modesto e digno, capaz de cumprir o objetivo de participar do banquete do Cordeiro. 

Foto: Felipe Gusso

 

Evite o supérfluo e inadequado

Ir à Missa não é a mesma coisa que ir à praia ou então a uma festa. O espaço é social, onde a comunidade se encontra e celebra junto a partilha. Por isso mesmo não é conveniente usar bonés, chinelos, roupas decotadas ou com muito brilho. Outro detalhe é que você não precisa passar muita maquiagem nem usar muitas joias. A simplicidade da roupa é muito mais aceita. 

Durante a semana, é possível ir com as vestes de trabalho, incluindo uniformes corporativos. Aos domingos, no entanto, é preferível ir mais arrumado: dedique seu tempo e sua melhor versão para o encontro com Jesus. 

 

Sem esquecer do coração

Mais do que a roupa que se veste, o Catecismo também ensina que o coração deve estar aberto para participar da Santa Missa. Sem o coração presente, de nada adianta cumprir as etiquetas expostas. O desejo de amar a Deus e entrar em Sua comunhão sempre devem prevalecer. 

O mais importante é sempre estar de coração aberto para celebrar a Santa Missa. Foto: Felipe Gusso

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Vera Lucia
    Gostei muito das informações.
  • Maria Silva
    Eu amei o todo o conteúdo, é extremamente relevante e de fácil entendimento.
  • eliane
    pq sabado a noite se ler o evangelho o mesmo de domingo ?e se foi a missa sabado a noite e preciso ir domingo ?
  • Maria Gareth CLEMENTINO
    Um conteúdo importantíssimo, porque infelizmente ainda temos católicos que vão a missa com roupas que eu não entendo como tem coragem faz vergonha. E o pior vai pra fila de comunhão, meu Deus!!.o que é isso? .
  • Sandra Francisca da Silva
    Achei maravilhoso pois muitos católicos acham Que deve ir a igreja de qualquer jeito como se fosse para uma festa usam deotes roupas curtas que a gente fica com vergonha
  • Tatyana Casarino
    Muito bom! Eu gosto de usar roupas sérias e sóbrias, uma maquiagem leve e acessórios leves. A minha sorte é que o meu próprio estilo já é romântico e recatado por natureza e as roupas da minha profissão (advogada) já são sóbrias e elegantes. Dá para aproveitar o que tenho no guarda-roupa. Aprendi com as minhas avós que, no tempo delas, as melhores roupas eram guardadas para a missa de domingo.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.