Tempo de Quaresma: como vivê-lo

Tempo de Quaresma: como vivê-lo

A Quaresma significa Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e, por isso, esse período que começou na quarta-feira de cinzas (17) e segue por 40 dias é tão singular. Para cristãos católicos, a Páscoa é a festa mais importante do calendário litúrgico, pois a ressurreição de Cristo é a base e o sentido da fé cristã.

Celebrar o Tríduo Pascal é viver a história da salvação. É vivenciar intensamente a memória da passagem de Jesus Cristo no meio de nós. Com sua atitude de amor ao Pai e serviço aos irmãos, Ele marca de uma maneira decisiva a história da humanidade e inaugura uma nova maneira de viver como irmãos e como filhos de um mesmo Pai.

O Mistério da nossa salvação culmina com a Celebração da Páscoa do Senhor e esses dias devem ser ainda mais preenchidos com tudo que é relacionado ao renascimento e fortalecimento da fé na Boa-Nova.

Viver a Quaresma intensamente

Padre Reginaldo Manzotti explica que tudo na Quaresma está estabelecido para favorecer a conversão. Porém, não devemos entender conversão apenas como da nossa capacidade de autocrítica ou de um sincero exame de consciência, mas como dom de Deus que vem a nós por Cristo Jesus.

Desse modo, todo esforço de viver intensamente a Quaresma – ou seja, as obras da penitência (jejum, oração e caridade) – é para aperfeiçoar a santidade já recebida no batismo. A quaresma é um tempo muito forte para promover e ter experiências de purificação e iluminação.

O Sacerdote explicou todos os pontos desse período para que possamos ter um encontro profundo.

Veja as recomendações e significados:

  • A abertura da Quaresma que é feita na quarta–feira com cinzas, quando elas são colocadas na nossa cabeça lembrando o próprio Cristo, que nos pede “Convertei–vos e crede no Evangelho”.
  • Atente para a cor roxa com a qual os sacerdotes se vestem e são revestidos alguns altares, também despojados nesse período, de flores e ornamentações, demonstrando a sobriedade que o tempo exige.
  • Perceba o silêncio dos Aleluias e Glórias não entoados nas assembleias litúrgicas, a espera de explodirem com o Cristo, que vencerá a morte, na madrugada da ressurreição.
  • Escute atentamente a liturgia da palavra que, nos cinco domingos da quaresma, propicia um mergulho profundo nas águas do batismo.
  • Anualmente, o segundo domingo da quaresma relata a transfiguração como uma meta para todos nós.
  • Reze a Via Sacra como exercício penitencial, colocando nossos pés nas pegadas de nosso Senhor, que foi obediente ao Pai até o fim.
  • Exalte a cruz através da qual Cristo redimiu e salvou toda a humanidade.
  • Intensifique as obras da penitência quaresmal: o jejum, a oração e a caridade.
  • No aspecto social, a Igreja sempre apresenta um tema referencial para reflexão, oração e mudança no agir.

Celebre com intensidade e profundidade o mistério pascal no tempo da quaresma!

“Com Cristo quero viver, com Cristo quero sofrer para com Cristo Ressuscitar”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.