A Quaresma significa Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e, por isso, esse período que começou na quarta-feira de cinzas (17) e segue por 40 dias é tão singular. Para cristãos católicos, a Páscoa é a festa mais importante do calendário litúrgico, pois a ressurreição de Cristo é a base e o sentido da fé cristã.
Celebrar o Tríduo Pascal é viver a história da salvação. É vivenciar intensamente a memória da passagem de Jesus Cristo no meio de nós. Com sua atitude de amor ao Pai e serviço aos irmãos, Ele marca de uma maneira decisiva a história da humanidade e inaugura uma nova maneira de viver como irmãos e como filhos de um mesmo Pai.
O Mistério da nossa salvação culmina com a Celebração da Páscoa do Senhor e esses dias devem ser ainda mais preenchidos com tudo que é relacionado ao renascimento e fortalecimento da fé na Boa-Nova.
Padre Reginaldo Manzotti explica que tudo na Quaresma está estabelecido para favorecer a conversão. Porém, não devemos entender conversão apenas como da nossa capacidade de autocrítica ou de um sincero exame de consciência, mas como dom de Deus que vem a nós por Cristo Jesus.
Desse modo, todo esforço de viver intensamente a Quaresma – ou seja, as obras da penitência (jejum, oração e caridade) – é para aperfeiçoar a santidade já recebida no batismo. A quaresma é um tempo muito forte para promover e ter experiências de purificação e iluminação.
O Sacerdote explicou todos os pontos desse período para que possamos ter um encontro profundo.
Celebre com intensidade e profundidade o mistério pascal no tempo da quaresma!
“Com Cristo quero viver, com Cristo quero sofrer para com Cristo Ressuscitar”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.