Terríveis dois anos: aprenda a lidar com a fase das crianças que tanto exige dos pais 

Terríveis dois anos: aprenda a lidar com a fase das crianças que tanto exige dos pais 

De repente, seu bebezinho super fofo, bonzinho e carinhoso, começa a recusar sua ajuda em tarefas simples, protesta para trocar fraldas, tem crises de birra constantes e diz não para tudo. Você pode acabar se perguntando: onde foi que eu errei?

Provavelmente em lugar nenhum! A fase dos dois anos é assim mesmo, e hoje vamos convidar você a saber mais sobre a transição das crianças. 

 

Terríveis dois anos?

Essa é uma fase injustamente chamada de “Terríveis dois anos” (terrible twos). Mas a gente pode melhorar a relação entre você e seu filho quando isso acontecer. Vem aprender com a gente!

Ao longo dos primeiros 18 meses de vida, o bebê está desenvolvendo suas habilidades básicas, incluindo a coordenação motora que vai lhe permitir andar, falar e se alimentar sozinho. É por isso que ela vai precisar de sua ajuda para absolutamente tudo! A partir dos 6 meses que ele vai começar o processo de percepção de que é uma pessoa diferente da sua mãe porque, até aquele momento, ele acredita que são a mesma pessoa.

Essa fase de separação vai terminar de se resolver, em geral, até os dois anos de idade. Mas o caminho para chegar lá vai passar pela criança aprendendo que é “dona de si mesma”

Com isso, ela passa a querer mandar no próprio corpinho e a não querer ser tão passiva. Ao você tentar fazer as coisas à força pode desencadear crises de birra frequentes e embates intermináveis. Sobre quando começa e termina alerto: a fase pode começar por volta de 1 ano e meio e se estende até a criança ter uma autonomia um pouco maior, por volta dos 3 anos.

A melhor forma de manejar esse período é dar a maior liberdade possível para a criança lidar com as próprias coisas e traçar limites claros naquilo que não é possível deixar. Isso vai fazer com que o bebê se torne mais autônomo, mais feliz e ainda melhora sensivelmente a formação da autoestima, pois ele se sente capaz de resolver seus problemas.

Vamos a algumas dicas práticas para lidar com as situações mais comuns?

1. Não aceita deitar no trocador para trocar fralda

Para os bebês que não aceitam deitar, as fraldas de vestir (aquelas que colocamos como calcinha ou cueca) vão te ajudar a precisar deitar o bebê por períodos muito mais curtos apenas para limpá-los, reduzindo a luta corporal.

2. Não aceita colocar roupa

Quando isso acontecer, sair de cima costuma ser a abordagem mais eficaz. Se a criança está brigando para colocar a roupa, diga a ela que pode se vestir sozinha e que, se precisar de ajuda, é só pedir.

3. Não aceita sentar na cadeirinha do carro

Essa parte exige um certo tempo nas primeiras vezes. Se você está tendo que colocar a criança na cadeirinha à força está fazendo errado. Uma dica é entrar no carro e explicar que só sairão quando todos estiverem sentados em seus lugares e de cinto para que não se machuquem. Eles vão brincar, depois relutar, vai demorar bastante, mas eles sentam e, nas próximas vezes, vai ficar mais fácil.

4. Não quer comer

Forçar uma criança a comer é uma das piores coisas que podemos fazer para sua saúde orgânica e psicológica. Ofereça comida saudável e sente-se com a criança para fazer as refeições. Se quiser comer sozinha, diga que está disponível se precisar de ajuda. Não fique insistindo para que coma. Ao final da refeição, explique que vai tirar o prato e o faça. Não substitua a refeição por outros alimentos.

Siga as dicas e aproveite a nova fase do seu filho

O mais importante em todas essas situações é não ficar forçando fisicamente a criança a fazer o que você quer e permitir que ela viva as sensações que derivam de suas experiências. Seja ficar com um pouco de frio, demorar para passear ou ficar com um pouco de fome.

Lembre-se de que é uma fase normal do desenvolvimento e que tudo vai ficar mais fácil quando seus filhos souberem “se virar” sem tanta ajuda.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.