Junho transborda amor. Nesse mês, a Igreja celebra a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, símbolo que representa o infinito amor de Deus pelos Seus filhos, que teve seu ápice com a vinda de Jesus.
A data que homenageia essa importante devoção é uma das três solenidades do Tempo Comum dentro da liturgia da Igreja Católica e é comemorada na segunda sexta-feira após o Corpus Christi. Este ano, é no dia 24 de junho.
Podemos considerar que a primeira devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi feita por São João Evangelista, aos pés da Cruz, quando disse:
“E de seu coração aberto jorrou sangue e água” (João 19,34). O corpo de Jesus revelou a sua face divina e, nesse momento, seu amor e sua doação por nós.
Contudo, a origem dessa data tão especial para os católicos aconteceu com as revelações do Coração de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque, freira da Congregação da Ordem da Visitação, entre 1673 e 1675.
Ela, que foi uma das principais religiosas da Igreja a propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, nasceu na Aldeia de Lautecour, na região francesa de Borgonha, em 1647. Apesar de já existir, a adoração não era ainda conhecida.
Conta a história que, durante a primeira revelação do Sagrado Coração de Jesus, a Santa ouviu:
“Meu coração Divino está inflamando de amor pelos homens e por Ti. Preciso difundir as chamas do meu coração para enriquecer a todos com os preciosos tesouros do meu coração”.
Esse acontecimento ocorreu durante uma exposição do Santíssimo Sacramento. Posteriormente, ela ainda teve outras visões em que o Senhor solicitou que a Sua imagem fosse divulgada ao povo como uma mensagem de fé, amor e união. Sendo assim, Santa Margarida criou uma equipe de apóstolos e devotos.
A jovem santa relatou que, durante seus encontros com Jesus Cristo, Ele lhe deixou 12 promessas para aqueles que o adorassem com fé:
O Sagrado Coração de Jesus representa um Cristo humano, misericordioso e sempre pronto a perdoar, como fez o Pai ao filho pródigo.]
A devoção é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, com o recebimento da Sagrada Comunhão para alcançar as Graças Prometidas. Também é encorajada a participação de todos na Adoração a Eucaristia.
Esses momentos existem para que os fiéis procurem conhecer a sua verdadeira essência e seus reais propósitos. São oportunidades de elevar suas almas ao Coração de Jesus e pedir para que Ele limpe todos os vícios e pecados e dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os ensinamentos sagrados.
Afinal, o Coração de Jesus conhece a fundo cada um de nós e se revela bondoso quando diz: “vinde a mim vós todos que estais aflitos e cansados que vos aliviarei” (Mateus 11,28-30).
Para celebrar esse grande amor, os cristãos são convidados a renovar a sua devoção a Jesus e a manifestar concretamente a vivência na sua família, na comunidade e no serviço aos mais necessitados.
Ao analisar a simbologia e o real significado do Coração de Jesus, a devoção deve ser encarada como uma extensão da vontade e do propósito humano. O coração é o símbolo que representa todos os sentimentos íntimos, desejos e anseios de uma pessoa.
Para ajudar a espalhar a fé e fortalecer a devoção, a Produtos Que Evangelizam criou uma coleção inspirada nesse importante ícone da Igreja Católica. São diversos itens, como camisetas e acessórios (pulseiras e colares) que representam o amor infinito de Jesus Cristo. Que tal se vestir com fé e espalhar essa mensagem de amor, respeito e entrega no seu dia a dia?
Parceira da Associação Evangelizar É Preciso, a Produtos Que Evangelizam busca despertar a espiritualidade, fortalecer a fé, levar a Palavra que inspira e renova as esperanças para evangelizar e impactar vidas, por meio de produtos de qualidade pelas lojas físicas, loja virtual, televendas e revendedores e revendedoras.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.